Paulinho Freire e Benes Leocádio ao lado de Salatiel de Souza – Foto: Divulgação

Os deputados federais Benes Leocádio e Paulinho Freire, ambos do União Brasil, reafirmaram seu apoio à pré-candidatura de Salatiel de Souza, do PL, no município de Parnamirim. A decisão, anunciada por telefone no início da tarde desta terça-feira (25), contraria a pré-candidatura de Kátia Pires (União Brasil) como vice de Professora Nilda (Solidariedade), lançada por José Agripino, presidente estadual do União Brasil.

O anúncio seria feito oficialmente em coletiva, mas Paulinho e Benes não puderam comparecer e justificaram por problemas no voo que os traria para o estado. Participaram da coletiva o deputado estadual Taveira Júnior, o atual prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira e o pré-candidato Salatiel de Souza.

Paulinho Freire explicou que a decisão de apoiar Salatiel é uma forma de retribuir o apoio recebido em 2022. O deputado federal afirmou que não há tendência de saída do União Brasil ou rompimento político, reiterando o respeito pelo partido e seu presidente. A divergência, segundo ele, se limita ao município de Parnamirim, onde estão retribuindo os votos recebidos em 2022.

“Não existe briga no partido, não existe dissidência, não existe nada. O que nós estamos fazendo é retribuindo os votos que nós tivemos em 2022. Tanto eu como o deputado Benes que teve uma votação em Parnamirim de mais 4 mil votos e eu tive quase 2 mil votos. Estes votos foram com o apoio deste grupo e nós vamos retribuir”, pontua Paulinho Freire.

Em relação a Kátia Pires, cuja pré-candidatura foi mantida por José Agripino, o deputado federal, que é pré-candidato à Prefeitura de Natal, mencionou que não há problemas com ela. “Se ela fosse candidata, seria diferente, mas ela anunciou aliança e nós fomos votados por esse grupo e estamos retribuindo o apoio que eles nos deram para a última eleição”, repetiu Paulinho.

Seguindo a mesma linha de Paulinho Freire, Benes Leocádio reforçou o compromisso com os aliados que os ajudaram em 2022. Ele enfatizou que a eleição municipal é uma questão local e que estão mantendo o compromisso com o projeto do prefeito Taveira e seu pré-candidato Salatiel. “Respeitamos a divergência do diretório local, que é autônomo, que é constituído legalmente, para tomar uma decisão. Sem divergências pessoais, nem problema nenhum, a gente está mantendo nosso compromisso com o projeto do prefeito Taveira, que é o comandante da sucessão em Parnamirim com o seu pré-candidato Salatiel. A eleição municipal é uma questão local de cada um. Não estamos aqui entrando em conflito, discussão nem mudando de opinião”, garantiu Benes.

Benes afirmou que comunicaram ao presidente estadual do partido a necessidade de respeitar suas alianças e que continuarão ao lado daqueles que ajudaram a eleger seus mandatos. Sobre a possibilidade de que essa decisão possa estremecer a relação entre o diretório estadual e os parlamentares, Benes negou essa hipótese, ressaltando que cada município tem sua própria realidade e que as decisões locais devem ser respeitadas.

PRESIDÊNCIA

Nos bastidores políticos, porém, o que se comenta é que o União Brasil está rachado no Rio Grande do Norte, com divisões internas que podem culminar na saída de José Agripino da presidência do partido. Além da situação em Parnamirim, em Mossoró, a articulação de Agripino também enfraqueceu, resultando no rompimento do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) com o PL.

As divisões internas no União Brasil podem apontar para a possibilidade de uma mudança na liderança do partido após as eleições municipais. Na possibilidade de uma saída de José Agripino do partido, o que já é comentado no meio político, Benes Leocádio e Paulinho Freire surgem como os nomes mais cotados para assumir o comando da sigla no estado.

Na manhã desta terça (25), logo após o anúncio do apoio de Paulinho e Benes a Salatiel, começaram a circular nas redes sociais as informações da oficialização da aliança entre Professora Nilda e Kátia Pires para a noite da próxima quinta-feira (27), em evento a ser realizado no Bouganville Recepções.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________