Ministro Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria do STF - Foto: Antonio Augusto/STF
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou que vai deixar a Corte. 

O anúncio de aposentadoria foi feito durante a sessão do STF na tarde desta quinta-feira (9). “Sinto que agora é hora de seguir novos rumos”, afirmou.
O anúncio ocorre após Barroso deixar a presidência do STF e ser alvo de sanções do governo dos Estados Unidos.
O ministro tomou a decisão de deixar a Suprema Corte aos 67 anos, abrindo mão de oito anos, dado que poderia permanecer no STF até 2033, de acordo com a legislação federal.
Barroso chegou ao Supremo em 2013. Ele foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, aposentado em novembro de 2012 ao completar 70 anos.
O ministro nasceu em Vassouras (RJ), é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos.
Antes de chegar ao Supremo, atuou como advogado privado e defendeu diversas causas na Corte, entre elas a interrupção da gravidez nos casos de fetos anencéfalos, pesquisas com células-tronco, união homoafetiva e a defesa do ex-ativista Cesare Battisti.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias