Foto: Eduardo Maia

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) lançou na manhã desta quarta-feira (12), a campanha de combate ao Capacitismo, estimulando atitudes que favoreçam a acessibilidade e a inclusão. O lançamento ocorreu no auditório da ALRN, com a presença do presidente da Casa, o deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), os protagonistas da campanha, familiares, deputados, servidores e convidados.

O objetivo da campanha anticapacitista é promover a conscientização, inclusão e equidade para todas as pessoas com deficiência. A campanha é estrelada pelo influenciador potiguar, Ivan Baron e pelos gêmeos autistas Ângelo e Augusto.

Ezequiel Ferreira destacou o pioneirismo da campanha e a importância de dar visibilidade ao tema. “A gente visa, com essa campanha, pregar acima de tudo e mostrar à população do Rio Grande do Norte a importância de se respeitar as diferenças. Hoje, temos a grata satisfação de termos Ivan Baron, que é uma referência nessa luta e nesse trabalho, os gêmeos mais queridos do Rio Grande do Norte, Ângelo e Augusto, neste projeto”.

“A Assembleia está dando, na minha opinião, um passo gigante para podermos ter o combate ao comportamento de pessoas que fazem exatamente esse tratamento que nós queremos evitar”, destacou o presidente da Casa.

O deputado Kleber Rodrigues (PSDB) ressaltou o empenho da Casa legislativa em buscar a inclusão social e apresentar a temática a sociedade. “Nunca se viu aqui tantos projetos de lei em prol das pessoas com deficiência. Vejo hoje os 24 deputados trabalhando nesse tema tão importante. Esse momento é essencial para dar visibilidade”.

Ivan Baron, influenciador com mais 512 mil seguidores no Instagram, grava vídeos diariamente educando sobre o capacitismo e afirmou ser uma campanha fundamental: “Campanhas como essa tem como principal objetivo conscientizar a população, principalmente aquelas pessoas leigas no assunto. Espero que as pessoas se interessem pela temática e, assim, possam ser aliadas das pessoas com deficiência”.

Dona Maria Luci Maia, a mãe de Ângelo e Augusto, que viralizou nas redes sociais e ganhou inúmeros admiradores pela forma de cuidar e lutar pelo bem-estar dos filhos. “As pessoas com deficiência estão tendo mais visibilidade na sociedade. Antigamente, ninguém falava em autismo, por exemplo. Meus filhos sofriam muito preconceito, mas sempre lutando pela inclusão. Graças a Deus, as coisas vêm melhorando bastante. A campanha da Assembleia é de muita importância”.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________