O Governo do Estado informou que a vacinação com o reforço da terceira dose para os idosos acima de 70 anos, que deveria ser iniciada hoje, está adiada. Segundo nota enviada pela Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Saúde ainda não encaminhou para o Rio Grande do Norte as doses para iniciar a vacinação da D3 nos idosos.

A data definida para início da aplicação do imunizante seria hoje, dia 15 de setembro. A decisão foi pactuada na Comissão Intergestores Bipartite para que os pontos de vacinação, de responsabilidade dos municípios, começassem a se preparar para receber os idosos.

Ainda na nota divulgada pela SESAP, a pactuação “foi feita com base em uma orientação do Ministério da Saúde para que todos os estados pudessem iniciar a aplicação da D3 com os imunizantes de Astrazeneca/Fiocruz ou Pfizer”.

O Ministério da Saúde sinalizou com a entrega das doses para aplicação nesse público-alvo até a próxima sexta-feira (17). Até lá, os idosos com 70 anos ou mais devem aguardar a confirmação da distribuição para, só depois, buscar os pontos de vacinação nos municípios.