Foto: Divulgação

O prefeito de Natal Álvaro Dias, decidiu na tarde desta quarta-feira (12), cancelar o Carnaval em Natal, previsto para acontecer entre fevereiro e março na cidade. Em nota, a Prefeitura de Natal informou que a medida ocorreu em virtude dos índices crescentes dos atuais quadros virais relacionados à Covid-19 e à gripe Influenza.

De acordo com o comunicado, a decisão atende a recomendações do Comitê Científico do Município e de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, com base nos índices de 600 atendimentos por dia nos dois Centros de Enfrentamento criados pela gestão para conter casos da Síndrome Viral e do coronavírus com a variante Ômicron.

“Consultamos hoje novamente o Comitê Científico do Município de Natal e tendo em vista o aumento dos casos síndromes gripais e de coronavírus, provocado pela ômicron, que apesar de ser mais leve, mas tem um potencial de transmissibilidade bem maior, nós achamos prudente, a exemplo do que fizeram outras cidades com o Carnaval bastante consolidado, que resolveram cancelar, nós aqui também tomamos essa decisão”, disse o Prefeito Álvaro Dias em entrevista ao programa Jornal das Seis da 96 FM.

Em contato com a reportagem do NOVO Notícias, o Secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, ressaltou que apesar da pasta organizar e coordenar o Carnaval de Natal, a decisão da realização ou não dos festejos carnavalescos é do Executivo Municipal.

Chamada de “medida preventiva”, a Prefeitura explica que “o cancelamento da programação carnavalesca não é apenas necessário, mas inevitável”.

“Tendo vista que os índices de pessoas acometidas pelo coronavírus, com essa nova variante do Ômicron, e também as síndrome respiratórias irais, aqui em nossa cidade, tenham aumentado constantemente, o comitê científico do Município de Natal voltou a se reunir hoje e deliberou, e decidiu cancelar o nosso carnaval aqui na cidade de Natal – segundo o exemplo de cidades outras que têm o carnaval consolidado, como Rio de Janeiro, Salvador e Olinda, vamos pensar e entender que a grande prioridade de qualquer gestor deve ser zelar pela saúde pública e pela vida de seus munícipes. Tendo em vista essas prioridades que sempre foram as prioridades da nossa gestão, resolvemos e decidimos cancelar o carnaval da cidade de Natal”, disse o prefeito Álvaro Dias.

Confira a nota na íntegra: 

Prefeitura de Natal cancela Carnaval

Em virtude dos índices crescentes dos atuais quadros virais relacionados à Covid-19 e à gripe Influeza, a Prefeitura Municipal do Natal decidiu cancelar a programação oficial do próximo Carnaval na cidade. A decisão atende a recomendações do Comitê Científico do Município e de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, com base nos índices de 600 atendimentos por dia nos dois Centros de Enfrentamento criados pela gestão para conter casos da Síndrome Viral e do coronavírus com a variante Ômicron.

A Prefeitura mantém, com essa medida preventiva, o propósito que guia suas ações desde o início da pandemia do coronavírus, no sentido de preservar vidas e prestar a melhor assistência em saúde à população da cidade. Realizar o Carnaval iria de encontro a esse princípio. Primeiro, pelo alto potencial do evento de mobilizar grandes públicos e, consequentemente, por ampliar os riscos de uma maior propagação das doenças que hoje afetam a cidade ao mesmo tempo.

Após muita discussão interna sobre o tema, com participação dos membros do Comitê Científico do Município e da equipe da própria Prefeitura, a conclusão é de que o cancelamento da programação carnavalesca não é apenas necessário, mas inevitável. A medida, portanto, está sendo adotada com serenidade e, sobretudo, em consonância com o que o atual quadro sanitário exige.