Foto: ASSECOM/RN – Elisa Elsie

A situação do aumento de casos positivos para a covid-19 tem feito crescer também o número de ocupação de leitos covid no Rio Grande do Norte.

Na manhã desta quinta-feira (20), a taxa de ocupação dos leitos críticos para tratamento da covid-19 está em 60,5%  Dos 119 leitos liberados para uso, 72 contam com pacientes internados.

O Estado voltou a ultrapassar a casa dos 60% da ocupação das UTIs Covid desde segunda-feira (17), fato que não ocorria desde 3 de julho do ano passado. Naquele período, o total de leitos disponíveis era 391, mais que o triplo da quantidade atual.

Segundo os dados da plataforma Regula RN, mostram que a maioria dos pacientes internados em uma dessas unidades são não idosos. Dois a cada três internados têm menos de 60 anos de idade.

Por região, a Metropolitana de Natal é a que está com maior demanda, 66,7% dos leitos disponíveis são usados para tratamento da covid-19. O Oeste está com 55,6% da ocupação, enquanto o Seridó, com 42,9%.

Outros 22 leitos são ocupados com pacientes com alguma síndrome respiratória que não a covid-19. Restam na manhã quinta-feira (20), 25 leitos de UTI disponíveis para recebimento de pacientes.