Sesap distribui 500 mil testes rápidos de Covid para municípios do RN – Foto: Divulgação/Sesap

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está distribuindo, nesta quinta-feira (20), um total de 500 mil testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19 aos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

Os testes enviados pelo Ministério da Saúde são do tipo Swab, que vão permitir a ampliação do acesso ao diagnóstico da Covid nas unidades básicas de saúde, centros Covid e outras localidades que os municípios utilizem para o fácil acesso da população. A indicação é para que a testagem seja feita a partir de 48h após o surgimento dos primeiros sintomas respiratórios.

De acordo com Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, o resultado negativo do exame não implica necessariamente na retomada das atividades. “As pessoas com quadro de síndromes gripais devem permanecer isoladas para que a disseminação do vírus diminua no estado. Para quem testar positivo é importante que essas pessoas possam garantir o acesso aos testes também de seus familiares, especialmente os mais vulneráveis, para proteger essas pessoas e evitar novos óbitos”.

A Sesap reforça, ainda, a necessidade de manter as medidas de proteção como o uso de máscara e evitar aglomerações, além da importância da vacinação a todas as faixas etárias já elegíveis.