Em ano eleitoral, estudantes de Natal vivenciam votação com urnas eletrônicas

Cotidiano

Cidadania Em ano eleitoral, estudantes de Natal vivenciam votação com urnas eletrônicas

Estudantes do 6º ano do ensino fundamental à 2ª série do ensino médio do Complexo de Ensino Noilde Ramalho EDHC participarão de uma vivência prática de democracia com utilização de urnas eletrônicas

por: NOVO Notícias

Publicado 7 de abril de 2026 às 12:10

Em um ano em que mais de 150 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher presidente, governadores, senadores e deputados estaduais e federais, experiências de educação cidadã dentro das escolas ganham relevância. O calendário oficial das eleições gerais de 2026 está em vigor, com primeiro turno marcado para 4 de outubro, e o prazo para regularização do título de eleitor mobiliza jovens em todo o país. É dentro desse contexto que nesta quarta-feira (08), das 9h às 13h30, estudantes do 6º ano do ensino fundamental à 2ª série do ensino médio do Complexo de Ensino Noilde Ramalho EDHC participarão de uma vivência prática de democracia com utilização de urnas eletrônicas, em atividade acompanhada por equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.

A ação marca a culminância do Projeto Líderes NR, iniciativa pedagógica que transforma a eleição de líderes de turma em uma experiência completa de formação cidadã: os alunos passaram por etapas de debate, construção de propostas, campanhas, escuta coletiva e votação, reproduzindo dinâmicas presentes no processo eleitoral oficial. “Mais do que escolher representantes, o projeto estimula reflexão sobre liderança, responsabilidade, argumentação e participação social, em um momento em que o debate sobre democracia e voto consciente ganha centralidade nacional”, ressalta a diretora Lucilla Ramalho.

Ao longo das últimas semanas, os estudantes participaram de: sensibilização sobre o conceito de liderança; discussão sobre liderança democrática e autocrática; formação de chapas; campanhas eleitorais; debates mediados entre candidatos; organização do processo de votação. A proposta é conduzida pelas coordenações do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, com trabalho desenvolvido por Larissa Furtado, Hilton Gomes e Maesia Mendes, da Psicologia Escolar. “A experiência reforça uma ideia central: formar líderes também é educar para a vida”, fortalece Lucilla.

📍 SERVIÇO
O QUÊ: vivência eleitoral estudantil com urnas eletrônicas
QUANDO: quarta-feira, 08 de abril
HORÁRIO: 9h às 13h30
PÚBLICO: estudantes do 6º ano do ensino fundamental à 2ª série do ensino médio

Tags