Polícia Civil cumpriu mandado de prisão dentro de aeronave no Aeroporto de Congonhas durante operação contra exploração sexual infantojuvenil. | Foto: Reprodução

Brasil

Segurança VÍDEO: Piloto da Latam é preso dentro de avião por suspeita de integrar rede de exploração sexual infantil

Prisão ocorreu durante embarque em São Paulo e faz parte de operação que investiga crimes graves contra crianças e adolescentes

por: NOVO Notícias

Publicado 9 de fevereiro de 2026 às 10:57

Um piloto da Latam Airlines foi preso dentro de uma aeronave no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na manhã desta segunda-feira (9), durante uma operação da Polícia Civil que investiga uma organização suspeita de exploração sexual de crianças e adolescentes. O detido é Sérgio Antonio Lopes, de 60 anos, alvo de mandado de prisão temporária expedido pela Justiça.

A prisão aconteceu antes da decolagem, quando policiais entraram no avião para cumprir a ordem judicial. Imagens registraram o momento da abordagem. Questionado pelos agentes, o piloto afirmou não saber o motivo da detenção. O voo seguiu normalmente após a retirada do tripulante.

Imagens: Reprodução/CNN

Segundo a investigação conduzida pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o suspeito é apontado como integrante de um esquema que envolvia abuso sexual de menores e produção e comercialização de material pornográfico infantojuvenil. As apurações indicam que ele utilizava documentos falsos para frequentar motéis com vítimas.

Operação “Apertem os Cintos”

A ação policial recebeu o nome de “Operação Apertem os Cintos” e tem como foco desarticular uma rede estruturada voltada à exploração sexual de crianças e adolescentes. Ao todo, foram expedidos oito mandados de busca e apreensão, além de dois de prisão temporária, cumpridos em São Paulo, no Aeroporto de Congonhas e no município de Guararema.

De acordo com a Polícia Civil, 32 agentes participaram da operação, com o apoio de 14 viaturas. Até o momento, duas pessoas foram presas, incluindo uma mulher de 55 anos, que, segundo os investigadores, teria recebido dinheiro pela entrega das próprias netas ao esquema criminoso.

Crimes investigados

O inquérito apura crimes como estupro de vulnerável, favorecimento da prostituição, exploração sexual de crianças e adolescentes, uso de documento falso, produção e compartilhamento de pornografia infantojuvenil, além de aliciamento e coação. A investigação está em andamento desde outubro de 2025.

As autoridades já identificaram ao menos três vítimas, com idades entre 11 e 15 anos à época dos fatos. A Polícia Civil afirma que há indícios de atuação contínua do grupo, com divisão de tarefas e coordenação entre os envolvidos.

Em nota, a Polícia Civil informou que a operação busca interromper a atividade criminosa, preservar provas, proteger as vítimas e identificar outros possíveis envolvidos. Novas prisões não estão descartadas.

Posição da Latam

Procurada pela CNN, a Latam Airlines Brasil confirmou que um de seus tripulantes foi detido durante o embarque do voo LA3900, com destino ao Rio de Janeiro, e informou que a operação da aeronave ocorreu sem atrasos. A empresa afirmou que abriu apuração interna e que está colaborando com as autoridades.

Tags