Defesa Civil e Corpo de Bombeiros reforçam medidas de segurança para enfrentar chuvas intensas e ventos fortes no RN. | Foto: Reprodução
INMET emite aviso de perigo para todo o estado, com previsão de chuvas de até 100 mm/dia e ventos de 60 a 100 km/h até domingo. População deve adotar medidas de segurança
Publicado 7 de fevereiro de 2026 às 07:37
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo para todo o RN devido à previsão de chuvas intensas e ventos fortes. O aviso é válido até às 10h deste domingo (8). A previsão indica precipitações de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, acompanhadas de ventos entre 60 e 100 km/h.
O fenômeno aumenta o risco de cortes de energia, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas, exigindo atenção redobrada da população, especialmente em áreas urbanas, próximas a rios e córregos, e em regiões de encostas.

O Corpo de Bombeiros recomenda que as pessoas evitem sair de casa durante os períodos de maior intensidade das chuvas, principalmente em áreas sujeitas a alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra ou quedas de árvores e estruturas. Entre as principais orientações estão:
Em casos de emergência, o Corpo de Bombeiros reforça que o telefone 193 funciona 24 horas por dia para atendimento imediato. A Defesa Civil também está à disposição pelo 199.

Segundo meteorologistas, o padrão de chuvas é causado por áreas de instabilidade que seguem sobre a região, tornando o fim de semana crítico para deslocamentos e atividades externas. Motoristas devem redobrar atenção em vias urbanas e rurais devido ao risco de alagamentos e quedas de árvores.
O INMET reforça que este tipo de alerta é preventivo, mas essencial para preparar municípios, serviços de emergência e população. A expectativa é que a intensidade da chuva diminua gradualmente a partir da segunda-feira (9), mas o estado deve manter atenção até o fim do alerta.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias