Opinião

Máquinas na pista “Fátima é a mãe dessa obra”, declara Ministro Renan ao autorizar início da duplicação da BR-304

“Aquilo que era sonho, agora é realidade”, destacou a governadora do RN, que desde o início do 3° mandato de Lula cobra a realização desse “sonho”

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 22 de janeiro de 2026 às 11:52

Ao assinar a ordem de serviço para o início das obras da duplicação da BR-304, na manhã desta quinta-feira (22), em evento em Assu, exatamente no trecho que a transformação começará, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, do MDB, fez questão de destacar a importância do papel da governadora do RN Fátima Bezerra (PT) em todo o processo.

“Fátima é a mãe da duplicação. Ela foi incansável. Me disse para fazer o projeto e lutou bravamente para que pudéssemos chegar até aqui”, afirmou o ministro em seu discurso.

“Aquilo que era sonho, agora é realidade. Eu estou muito emocionada e grata ao nosso presidente Lula e ao Ministro Renan. A duplicação da BR-304 representa desenvolvimento, segurança viária, geração de empregos e integração econômica para o Rio Grande do Norte”, responde a governadora.

O Blog aproveita para trazer um relato feito pelo Governo sobre a trajetória que fez Fátima Bezerra conseguir iniciar a duplicação da BR-304, oficialmente, nesta quinta-feira (22)👇

A duplicação da BR-304, uma das obras mais sonhadas e estratégicas do Rio Grande do Norte, é uma conquista do estado, e que marca a trajetória da governadora Fátima Bezerra.

Logo no começo do terceiro mandato do presidente Lula, em 2023, a governadora escolheu a duplicação da BR como uma das prioridades do Rio Grande do Norte para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O pedido foi prontamente atendido por Lula. Mas, esse era só começo da luta. 

Determinada, a governadora fez da duplicação da BR-304 uma prioridade absoluta de sua gestão. Desde 2023, Fátima esteve mais de dez vezes em Brasília, liderando reuniões, cobrando, articulando e acompanhando cada etapa do processo junto ao Governo Federal, ao Ministério dos Transportes e ao DNIT.

Logo em março de 2023, a governadora iniciou pessoalmente as tratativas em Brasília. Voltou em outubro e novembro de 2023, sempre reforçando a urgência da obra ao ministro dos Transportes, Renan Filho, e ao presidente Lula.

O trabalho continuou em abril de 2024, com novas agendas em Brasília, além de reuniões online, encontros no âmbito do PAC e articulações permanentes para garantir orçamento, licenciamento e cronograma. Em 5 de setembro de 2024, Fátima esteve presencialmente com o ministro Renan Filho. Pouco depois, em 16 de outubro, o ministro confirmou oficialmente os valores destinados à obra.

A governadora não parou. Em 3 de abril, novamente em Brasília, seguiu acompanhando cada detalhe. Em 6 de maio de 2025 e 9 de julho de 2025, novas agendas reforçaram o compromisso federal com a duplicação. Um passo fundamental foi a obtenção da licença ambiental pelo Idema, fruto da articulação entre governo estadual e federal.

O resultado de toda essa persistência veio de forma concreta: em 10 de outubro, foi publicada no Diário Oficial da União a licitação das obras da duplicação da BR-304.