Trupe Brilha Natal. Foto: Fecomércio RN

Cotidiano

Fim de Ano Compras de última hora movimentam Centro da Cidade e Alecrim

Até o dia 31 de dezembro, os consumidores que fizerem compras no Alecrim e Cidade Alta, podem concorrer no Brilha Natal Premiado

por: NOVO Notíciasb

Publicado 23 de dezembro de 2025 às 07:42

Após um fim de semana de muito movimento, o comércio de rua do Alecrim e da Cidade Alta ainda vive a expectativa de crescimento no movimento de consumidores nos últimos dias que antecedem o Natal. Na quarta-feira (24), as compras de última hora serão impulsionadas pela circulação e despedida da Trupe Brilha Natal, artistas que animaram as ruas desde o início do mês, dentro da iniciativa do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac, levando música, intervenções artísticas e personagens natalinos às principais ruas comerciais dos dois bairros.

Com apresentações itinerantes em horários estratégicos, a trupe contribuiu para ampliar o fluxo de pessoas nas ruas, criando um ambiente mais acolhedor e estimulando as compras. A movimentação cultural se somou a outras atrações do Brilha Natal, como a programação do Festival Gastronômico e Cultural na Praça Cívica, no período de 12 a 13 de dezembro, fortalecendo a percepção de que o Natal também pulsa fora dos shoppings, especialmente em regiões com forte tradição comercial.

Para os lojistas, o momento é decisivo. A expectativa é de que muitos consumidores ainda aproveitem o estímulo da segunda parcela do 13º salário para concluir as compras, buscar presentes e aproveitar promoções de fim de temporada. Segundo levantamento do Instituto Fecomércio RN (IFC), as compras de fim de ano devem movimentar R$ 1,95 bilhão no Rio Grande do Norte — crescimento de 8,1% frente a 2024.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, destaca que a proposta do Brilha Natal é justamente valorizar o comércio de rua e fortalecer a economia local. “O Alecrim e a Cidade Alta fazem parte da história e são bairros de grande relevância para a economia de Natal. Levar cultura, música e alegria para esses espaços é uma forma de atrair consumidores, apoiar os lojistas e reforçar a importância desses polos para a cidade, especialmente neste período decisivo para as vendas”, afirma Queiroz.

Matheus Feitosa, presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), destaca o impacto direto das ações culturais no dia a dia do comércio: “A presença da Trupe Brilha Natal e das demais atividades trouxe vida às ruas — clientes circulando por mais tempo, famílias registrando o momento e um salto no ânimo dos lojistas. Essas iniciativas reaproximam a população do comércio de rua e ajudam a movimentar a economia local. É fundamental que ações como essa sigam sendo apoiadas e bem recebidas pelos empreendedores do Alecrim e da Cidade Alta”.

O comércio da Cidade Alta também apresentou um balanço positivo neste último final de semana. “O volume de vendas superou os índices registrados no mesmo período do ano anterior, demonstrando um aumento no ticket médio e na eficiência das conversões em vendas. Segundo lojistas da região, o comportamento do consumidor indica um retorno consistente ao Centro. A expectativa para os próximos dias é de otimismo, com a previsão de um fluxo intenso de clientes ao longo da semana”, afirma a representante do Conselho Consultivo da Associação Viva o Centro, Ayla Carvalho.

Brilha Natal Premiado segue até 31 de dezembro

Até o dia 31 de dezembro, os consumidores que fizerem compras no Alecrim e Cidade Alta, podem concorrer no Brilha Natal Premiado. Para participar, basta realizar compras a partir de R$ 50,00 nas lojas participantes e preencher os cupons disponibilizados pelos estabelecimentos. Entre os prêmios estão assistentes virtuais, notebooks, Smart TVs e motocicletas que serão sorteados em janeiro de 2026.

A campanha envolve lojas do Alecrim, da Cidade Alta, associadas aos sindicatos filiados à Fecomércio RN ou à Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba) e Associação Viva o Centro (Avicen).

O Brilha Natal Fecomércio RN é uma ação do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac. Em 2025, a iniciativa contou com o patrocínio da Neonergia Cosern, do Banco do Nordeste, e com os apoios do Banco do Brasil, Prefeitura do Natal, Governo do Estado, por meio da Emprotur. A ação também conta com o suporte operacional da Polícia Militar do RN e Guarda Municipal.

Tags