Encontro de representantes da MEJC e do Hospital Port Royal da França aconteceu na UFRN - Foto: Cecília Santos
A parceria visa promover cooperação de ações que facilitem o intercâmbio de profissionais e acadêmicos dos dois países; encontro aconteceu na UFRN
Publicado 22 de dezembro de 2025 às 21:00
O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, recebeu, no dia 19 de dezembro, a visita de representantes da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) e do Assistance Publique Hôpitaux de Paris e Port Royal, na Reitoria. Na ocasião, foi discutido sobre o acordo de cooperação internacional entre a MEJC e a unidade hospitalar francesa.
A parceria visa promover cooperação de ações que facilitem o intercâmbio de profissionais e acadêmicos dos dois países, além de oportunizar a troca de conhecimento e aprendizado sobre práticas assistenciais desenvolvidas nas duas instituições.
Estiveram presentes na visita o pró-reitor de Pós-Graduação, Rubens Maribondo; o superintendente da MEJC, Luiz Murillo Lopes de Britto; o gerente de Ensino e Pesquisa da MEJC, Kleber de Melo Morais; o ginecologista da MEJC, Gilson Geraldo; a médica pediatra neonatologista que atua no hospital francês, Bruna Perrela; e as representantes do Assistance Publique Hôpitaux de Paris e Port Royal, Mathilde Barrois, Aude Girault e Catherine Fisher.
Acordo
O intercâmbio é resultado do acordo de cooperação entre a Rede Ebserh e a Associação dos Diretores Gerais dos Centros Hospitalares Regionais e Universitários da França (Conférence des Directeurs Généraux de Centres Hospitaliers Régionaux et Universitaires – CHRU), com o objetivo de promover a troca de competências e conhecimentos nas áreas de saúde pública, ensino e pesquisa clínica.
Em se tratando da MEJC, um dos 40 hospitais da Rede Ebserh, a cooperação internacional foi pactuada com o Assistance Hopitaux Publique de Paris e Grupo hospitalar AP-HP. 5 – Necker e Port Royal, unidades que integram a rede de hospitais universitários da França.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias