Hospital Universitário Onofre Lopes HUOL

Hospital Universitário Onofre Lopes - Foto: Divulgação/UFRN

Cotidiano

Investimento Huol busca em Brasília recursos para modernização e ampliação de serviços

Visita ao Congresso aproxima o hospital da bancada federal e garante apoio para investimentos estruturantes

por: NOVO Notícias

Publicado 14 de novembro de 2025 às 16:00

Nos dias 4 e 5 de novembro, gestores do Hospital Universitário Onofre Lopes, unidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL-UFRN), vinculado à Rede Ebserh, estiveram no Congresso Nacional, em Brasília, para uma agenda estratégica junto aos deputados e senadores que compõem a bancada federal do Rio Grande do Norte. O objetivo da visita foi articular apoio e captar emendas parlamentares destinadas à aquisição de novos equipamentos médicos para o hospital.

Durante os encontros, os gestores apresentaram as principais demandas estruturais da instituição e receberam sinalizações positivas dos parlamentares e de suas assessorias. Parte da bancada firmou o compromisso de direcionar recursos para a compra de equipamentos essenciais como raio-X fixo digital, camas eletrônicas hospitalares, ventiladores pulmonares, torre de videocirurgia, aparelhos de anestesia, entre outros itens fundamentais para o cuidado em saúde.

A superintendente do HUOL, Eliane Pereira avalia a agenda como positiva. “Pudemos apresentar diretamente aos parlamentares o trabalho que vem sendo desenvolvido no HUOL, as melhorias já implementadas e as necessidades que ainda temos para ampliar a qualidade e a segurança da assistência. Essas conversas fortalecem a parceria com a bancada federal e mostram que estamos alinhados na missão de oferecer um atendimento cada vez mais resolutivo à população”, afirma.

Além das demandas imediatas, também foi apresentado o projeto da obra do HUOL contemplada no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) do Governo Federal. Segundo Rodrigo Briozo, gerente administrativo do Huol, o projeto chamou a atenção dos parlamentares pela sua relevância e impacto.

“Eles destacaram especialmente a possibilidade de ampliação da oferta de leitos de UTI, salas cirúrgicas, leitos semi-intensivos e da Central de Material Esterilizado (CME). A previsão é de que as obras tenham início no primeiro semestre de 2026.”, comenta.

A visita reforça o compromisso da gestão do HUOL em buscar investimentos que garantam uma infraestrutura cada vez mais moderna, eficiente e capaz de atender às crescentes demandas da saúde pública no Rio Grande do Norte.

Tags