Prefeitura de Natal - Foto: Joana Lima/Secom Natal

Prefeitura de Natal - Foto: Joana Lima/Secom Natal

Últimas

Recursos Natal desvincula até 50% de receitas para dar mais flexibilidade ao orçamento

Medida, que pode chegar a 50% da arrecadação, visa dar mais flexibilidade ao orçamento municipal; recursos da saúde e educação ficam de fora

por: NOVO Notícias

Publicado 5 de novembro de 2025 às 11:37

A Prefeitura do Natal publicou um decreto nesta quarta-feira (5) que autoriza a desvinculação de parte das receitas do município. A medida permite que a gestão municipal tenha mais flexibilidade para usar as receitas municipais, fruto da arrecadação de impostos, taxas e multas.

O decreto estabelece que, até 31 de dezembro de 2026, serão desvinculados 50% das receitas. A partir de 1º de janeiro de 2027 e até 31 de dezembro de 2032, o percentual será de 30%. A norma tem como base uma alteração no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

A desvinculação não se aplica a todas as receitas. Ficam de fora os recursos destinados à saúde e à educação, as contribuições previdenciárias dos servidores e as transferências de outros governos com destinação específica.

A indicação das fontes de recursos que serão desvinculadas será de responsabilidade do Comitê de Desenvolvimento do Município (CDM). Os gestores dos fundos e das entidades da administração indireta deverão transferir os valores para uma conta do Tesouro Municipal até o quinto dia útil após o fechamento contábil do mês.

O decreto entra em vigor na data de sua publicação, mas seus efeitos se aplicam sobre as receitas arrecadadas desde 1º de janeiro de 2025.

Tags