Deputado falta à sessão na ALRN para ir a ato bolsonarista em Brasília
O deputado estadual Coronel Azevedo (PL) não compareceu à sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na última terça-feira (7). Ele estava em Brasília para participar da “caminhada pela anistia”, um ato organizado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A manifestação teve como objetivo pressionar os congressistas a aprovarem um projeto de lei que visa anistiar os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023, incluindo o próprio Bolsonaro, que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Durante a manifestação, o deputado estadual posou para fotos com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho mais velho do ex-presidente. Ele também fez “selfies” com outros políticos para confirmar a presença na manifestação. Em suas redes sociais, Coronel Azevedo disse que sua participação no ato reafirmava seu compromisso com a luta por um país “livre, justo e unido”.
Na sessão de terça-feira, dos 24 deputados estaduais, 17 registraram presença. Três justificaram suas ausências: Cristiane Dantas (SDD), Galeno Torquato (PSDB) e Taveira Jr. (União). Outros quatro, incluindo Coronel Azevedo, não apresentaram justificativa, segundo o sistema do Legislativo.
LISTA DE PRESENÇA NA SESSÃO DO DIA 07 DE OUTUBRO

Como consequência de sua ausência, um projeto de lei de sua própria autoria, que estava na pauta de votação, não pôde ser apreciado. A proposta dispõe sobre a vedação de conteúdo erótico, pornográfico e obsceno em escolas de ensino fundamental, públicas e privadas, no estado.
De acordo com o regimento interno da ALRN, considera-se ausente o Deputado, cujo nome não constar da ata, ou que não responder à chamada para votar. Para justificar sua ausência, o deputado deve fazer prévia comunicação ao Presidente, apresentando no ato, ou logo a seguir, a devida comprovação, de tudo sendo cientificado o Plenário na primeira sessão.
Em resposta ao NOVO, a assessoria de comunicação do parlamentar disse que esteve cumprindo agenda parlamentar na capital federal, onde teria participado de sessão solene no Senado, além de se reunir com representantes da bancada potiguar em Brasília.
“O deputado Coronel Azevedo esteve cumprindo agenda parlamentar em Brasília. Participou da sessão solene no Senado, realizada em solidariedade às vítimas civis e ao povo de Israel pelos 2 anos dos ataques terroristas do Hamas. Também cumpriu agenda no gabinete no Senador Rogério Marinho e no gabinete do Deputado Federal General Girão. Suas redes sociais tem sido ferramentas de divulgação do sua atuação parlamentar pelo perfil @coronelazevedo22”, diz a nota enviada ao NOVO.
Além de Azevedo, representantes da bancada federal do Rio Grande do Norte na Câmara e no Senado participaram da manifestação em Brasília. Estiveram presentes no evento o senador Rogério Marinho (PL) e os deputados federais General Girão (PL), Sargento Gonçalves (PL) e Carla Dickson (União Brasil).
Os apoiadores do ex-presidente se concentraram no Complexo Cultural da República e seguiram em caminhada até uma área próxima ao Congresso Nacional. O público estimado foi de pouco mais de duas mil pessoas, segundo o portal “Poder 360”. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal não divulgou uma estimativa oficial.
Durante o ato, Michelle Bolsonaro exaltou o ex-presidente e criticou as manifestações realizadas pela esquerda no mês passado, que se posicionaram contra a “PEC da Blindagem” e o projeto de lei da anistia. Os bolsonaristas defendem que uma anistia “ampla, geral e irrestrita” é o único caminho para “pacificar o país”.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias