Opinião

Apoio nacional Caso Brisa repercute nacionalmente: deputada Érika Hilton e vice-líder do Governo Lula saem em defesa da parlamentar

“É bom os aliados do prefeito de lá (Natal) se prepararem: aqueles que muito querem esconder acabam jogando luz ao que eles fazem nas sombras”, disse a deputada do PSOL

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 21 de agosto de 2025 às 21:56

Políticos da esquerda nacional começam a se solidarizar publicamente com a vereadora natalense Brisa Bracchi (PT), gerando repercussão além do RN sobre a tentativa de cassação do mandato da parlamentar pela bancada aliada ao prefeito Paulinho Freire – flagrada, inclusive, combinando “castigo” antecipadamente para a parlamentar, antes mesmo do início do processo.

Uma das vozes mais potentes do congresso brasileiro, a deputada Érika Hilton (PSOL-RJ) foi uma das que saiu em defesa de Brisa, nesta quinta-feira, no X. “Toda minha solidariedade à vereadora Brisa Bracchi, do PT de Natal, que está sendo ameaçada de cassação pelos aliados do prefeito de lá”, disse a deputada

Na visão de Érika, “este é um processo de cassação sem justificativa plausível, aceito menos de 24 horas depois que foi apresentado e é completamente POLÍTICO”.

“Visam, acima de tudo, calar a voz de uma parlamentar que cumpre sua função fiscalizadora e que enfrenta, todos os dias, os interesses da elite local com firmeza e responsabilidade”.

A deputada do PSOL citou, ainda, que o caso é “uma cortina de fumaça para os atuais escândalos envolvendo a saúde na prefeitura de Natal”.  E desafiou os vereadores natalenses. “Mas é bom os aliados do prefeito de lá se prepararem: aqueles que muito querem esconder acabam jogando luz ao que eles fazem nas sombras”.

Érika Hilton demonstra que está por dentro do assunto: após a aprovação do pedido de cassação de Brisa, casos de uso de emenda de forma política e pessoal por parte de vereadores como Nina Souza, esposa do prefeito Paulinho Freire, e Ériko Jácome, presidente da Câmara Municipal de Natal e aliado de primeira hora do prefeito, começaram a aparecer…

Mais um

Quem também saiu em defesa da vereadora Brisa foi o vice-líder do Governo Lula no Congresso Nacional, o deputado federal Bohn Gass (PT-RS).

Ele se pronunciou de forma contundente no X: “O caso de @brisabracchi13 é semelhante ao de muitas mulheres brasileiras que ousam enfrentar o machismo na política. Corajosa, jovem, com base popular e inteligente, incomoda a velha direita em Natal/RN que, por isso, quer cassá-la numa ação vergonhosa. #BRISAFICA”.