Exames foram feitos após a advogada divulgar ter encontrado cacos de vidro em polpa de fruta da Sterbom. Foto: Reprodução
Amostras foram coletadas pela SUVISA/RN – Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN e encaminhadas para análise no LACEN – Laboratório Central da Secretaria de Saúde do Estado do RN
Publicado 14 de agosto de 2025 às 16:24
O Grupo Sterbom apresentou nesta quinta-feira (14) laudos laboratoriais e técnicos que descartam a existência de cacos de vidro ou qualquer outro corpo estranho em lotes de polpa de fruta fabricada pela empresa. Os exames foram feitos no Laboratório Central do Estado (Lacen) e e também por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Os testes foram feitos após a advogada Bárbara Paloma publicar vídeo nas redes sociais afirmando ter encontrado cacos de vidro dentro de algumas polpas de uva compradas em um supermercado de Mossoró. Nas suas redes sociais, a Sterbom publicou um comunicado sobre o assunto.
No Lacen, foram conduzidas análises macroscópicas e microscópicas em 3 kg do produto, de um lote distribuído para o supermercado onde a compra foi feita. Ambas as análises não detectaram qualquer matéria estranha, superando o mínimo exigido de 250 g para verificação.
Paralelamente, o Ministério da Agricultura inspecionou a fábrica da Ster Bom, localizada em Macaíba. O termo de inspeção emitido por um auditor fiscal federal agropecuário ressaltou a inexistência de falhas no processo produtivo que pudessem justificar a denúncia.
A linha de produção possui diversos filtros para reter partículas e impedir a presença de corpos estranhos. Em nota oficial, o Grupo Ster Bom reforçou seu compromisso diário com a excelência, a segurança do alimento e a plena satisfação do consumidor. A empresa agradeceu a contínua confiança de parceiros e consumidores, reafirmando que seus produtos seguem rigorosos protocolos de higiene e saúde, garantindo qualidade superior.
Confira abaixo a nota da Sterbom na íntegra:
Nota ao Público
Agradecimento e Compromisso
Conforme amplamente divulgado, houve uma denúncia de “corpo estranho” em nossa polpa de fruta sabor uva, formalizada à Vigilância Sanitária de Mossoró/RN e ao nosso SAC. Imediatamente, demos início às providências legais cabíveis, com a segregação do produto não comercializado e com o recolhimento voluntário de todo o lote existente no mercado do Rio Grande do Norte.
Amostras foram coletadas pela SUVISA/RN – Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN e encaminhadas para análise no LACEN – Laboratório Central da Secretaria de Saúde do Estado do RN. É com satisfação que informamos que os resultados das análises realizadas no Setor de Macroscopia (ATA 03/2025) e no Setor de Microscopia (ATA 04/2025) do LACEN apresentaram resultados satisfatórios, confirmando a ausência de qualquer vestígio de corpo estranho, como vidro, nos produtos analisados.
Adicionalmente, fomos fiscalizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA –, órgão responsável pelo licenciamento e fiscalização de indústrias de produção de polpas de frutas, conforme Termo de Inspeção 080/2625/RN/2025. O MAPA ressaltou que nossas instalações e métodos seguem rigorosamente os mais elevados padrões de higiene e controle de qualidade exigidos pela legislação, especialmente pela sequência de filtros que impedem a passagem de qualquer corpo estranho, de modo que não foram encontrados indícios de falhas nas etapas do processo produtivo das polpas de frutas.
Esses resultados materializam o nosso compromisso diário com a excelência no atendimento, a segurança do alimento e a plena satisfação de nossos consumidores.
O Grupo Ster Bom agradece a contínua confiança de nossos consumidores e parceiros durante todo o processo de investigação e reafirma seu compromisso com o cumprimento dos rigorosos protocolos de higiene e saúde, garantindo que todo produto que chega à sua mesa seja sinônimo de confiança e qualidade superior.
Atenciosamente,
Ster Bom Indústria e Comércio Ltda“
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias