Líder da oposição no Senado Federal, senador Rogerio Marinho (PL-RN), concede entrevista - Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

Últimas

Política Oposição no Senado obtém assinaturas para pedido de impeachment de Alexandre de Moraes

Senadores anunciam fim da obstrução no plenário após alcançar o número necessário para apresentar o pedido; agora, grupo pressionará Davi Alcolumbre a dar andamento ao processo

por: NOVO Notícias

Publicado 7 de agosto de 2025 às 11:46

A oposição no Senado conseguiu as 41 assinaturas necessárias para protocolar um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O esforço para coletar os apoios se intensificou após Moraes determinar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A 41ª assinatura foi a do senador Laércio Oliveira (PP-SE), que aderiu ao pedido nesta quinta-feira (7). Com o número necessário alcançado, os líderes da oposição anunciaram o fim da obstrução dos trabalhos e da ocupação da Mesa Diretora do Senado. O foco do grupo agora será pressionar o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), a dar andamento ao processo, uma decisão que cabe a ele.

O líder da oposição, senador Rogério Marinho (PL-RN), comemorou o resultado. “Nós queremos comunicar o Brasil que, agora há pouco, nós conseguimos a 41ª assinatura que requer a abertura do processo de impedimento, de impeachment, do ministro Alexandre de Moraes, pelos crimes de responsabilidade praticados”, declarou.

Marinho classificou o feito como uma “vitória extraordinária do povo brasileiro” e ressaltou que senadores de nove partidos diferentes assinaram o documento. “Para nós é uma vitória, porque mostra que mesmo num Senado onde há uma maioria de adeptos do governo, prevaleceu o Brasil. Quem ganhou com isso foi o povo brasileiro”, afirmou o senador.

Tags