Enem 2023 foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, para mais de 3,9 milhões de pessoas.. Foto: Agência Brasil
O Rio Grande do Norte registrou seis notas máximas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, divulgado nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Das notas mil tiradas pelos estudantes no RN, cinco foram na rede privada e uma na rede pública. O desempenho dos alunos potiguares foi o melhor do Nordeste, empatado com o Piauí, que também somou seis notas 1 mil. No país, o melhor resultado foi o do Rio de Janeiro, com 7 notas máximas na redação.
Leia também:
Resultado do Enem 2023 será divulgado nesta terça-feira
Enem 2023: RN tem quase 28% de faltosos no 2º dia de provas
Ao todo, 60 estudantes tiraram mil no Brasil, sendo a maioria na Região Nordeste, com 25. Em seguida, vem a região Sudeste com 18 redações, a Sul (7) e o Norte e Centro-Oeste com cinco notas máximas. No entanto, apenas quatro redações receberam nota máxima na rede pública.
![]()
De acordo com ministério, houve um aumento significativo de redações notas mil em 2023. Em 2022, apenas 18 alunos obtiveram a nota máxima. “Nós entendemos que a principal razão para isso é o tema, que foi um tema relevante socialmente, discutido amplamente e isso permitiu para que as pessoas tivessem a condição de discutir esse tema com uma certa fluidez”, disse o diretor de avaliação da educação básica do MEC, Rubens Lacerda.
Ainda segundo o MEC, a taxa de participantes oriundos da rede pública de ensino aumentou. Em 2022, 38% dos alunos eram de escolas públicas. Em 2023 a taxa aumento para 46,7%, quase metade dos inscritos.
Mais de um milhão de participantes estão acima da nota de corte média e poderiam acessar 842 cursos no Brasil. São 37,1% do total de inscritos que realizaram a prova.
Segundo o presidente do Inep, Manuel Palacios, a expectativa do instituto para 2024 é aumentar o número de inscritos no concurso, principalmente de concluintes do ensino médico.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias