Às 6h da manhã do sábado (7), será fechada a Av. Hermes da Fonseca, nos dois sentidos, a partir do cruzamento com a Av. Alexandrino de Alencar, para os militares realizarem a formação e ordem do desfile.
Publicado 4 de setembro de 2024 às 14:46
O 7 de Setembro em natal terá alteração no trânsito e no transporte público da cidade. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (3) pela Secretaria de Mobilidade Urbana da cidade, que definiu a Operação Independência.
De acordo com o inspetor Carlos Eugênio, toda a operação será iniciada às 5h da manhã do sábado (7) com o posicionamento do efetivo (agentes de mobilidade, CPRE e Aeronáutica).
Em seguida, às 6h da manhã, será fechada a Av. Hermes da Fonseca, nos dois sentidos, a partir do cruzamento com a Av. Alexandrino de Alencar, para os militares realizarem a formação e ordem do desfile.
As intervenções seguirão ao longo da Av. Nilo Peçanha, Av. Prudente de Morais até a chegada no cruzamento com a Rua Ceará-Mirim – também nos dois sentidos.
Outros corredores viários no entorno do corredor cívico onde acontece o desfile como as Ruas Floriano Peixoto, Campos Sales, Apodi, além de outras vias que realizam interseções com as avenidas Hermes da Fonseca e Prudente de Morais estarão bloqueadas.
Ainda segundo Carlos Eugênio, a Ladeira do Sol também estará bloqueada ao trânsito no sentido Praia/Petrópolis. As Ruas Joaquim Manoel e Manoel Dantas também estarão fechadas ao trânsito.
A opção dos condutores de veículos para chegar ao Centro é acessar a Rua 25 de Dezembro pelas Rocas e Brasília Teimosa – onde chega ao Canto do Mangue às regiões da Ribeira e Cidade Alta.
Já o condutor de veículo que estiver se deslocando no sentido bairro/centro pela Av. Prudente de Morais deve acessar a Av. do Contorno, Av. Deodoro ou pelo Viaduto do Baldo e evitar a região do desfile.
Para quem vai chegar de ônibus ou transporte opcional para assistir o desfile de 7 de Setembro em Natal, as opções de desembarque são nas avenidas Deodoro e Rio Branco, no Centro.
A orientação na volta para casa é a mesma: o embarque pelos pontos de paradas no centro. Uma vez que todo o sistema de transporte público também estará sendo desviado da Praça Cívica, onde acontece o desfile. Já os desvios nos itinerários das linhas de ônibus e opcionais seguem em anexos.
Além da logística que será empregada no trânsito e no transporte para atender o evento com agentes de mobilidade nos trechos interditados orientando os condutores e pedestres, a Secretaria de Mobilidade Urbana participa do desfile com viaturas e motos.
“A expectativa é que todo o trânsito seja liberado na região logo após o desfile por volta das 13h”, conclui o Inspetor Carlos Eugênio, Chefe do Setor de Intervenção Viária da STTU. O telefone 156 estará a disposição para dúvidas, sugestões e ocorrências no trânsito. A ligação é gratuita.