O bairro de Petrópolis recebeu neste sábado (2) a Praça Pedro Velho totalmente revitalizada. O espaço localizado na zona Leste de Natal, foi entregue pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias e pelo secretário Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Irapoã Nóbrega, para atender às demandas da região. A Prefeitura segue investindo em obras de grande porte e em espaços abertos e de convivência para beneficiar a população.
A cerimônia de entrega foi iniciada com uma benção do Padre Iago Carvalho, pároco da Catedral Metropolitana e contou com a presença da primeira dama do município, Amanda Grace, da classe política, lideranças e moradores da região.
A obra, que foi concluída em um prazo de oito meses, teve investimento de R$ 2,5 milhões que transformaram o local em um grande espaço de lazer para a população. A última reforma ocorrida na Praça foi em 2004, há quase 20 anos.
O prefeito destacou a importância de ter um espaço de lazer e convívio para as pessoas. “Temos procurado ao longo desse período que estamos administrando Natal, construir uma cidade para as pessoas. Com espaços agradáveis assim como este, com a modernização da Praça Pedro Velho”, disse, acrescentando que, poder inaugurar uma obra desta magnitude, é deixar um legado para a cidade. “Estamos trazendo de volta a modernidade e a beleza para que as pessoas possam usufruir e ter orgulho dessa cidade. Temos algumas obras importantes em andamento na nossa cidade como o Complexo Turístico da Redinha, o enrocamento e a engorda da Praia de Ponta Negra, várias praças reformadas como esta, asfalto nas ruas, o novo hospital municipal. Vamos continuar investindo e trabalhando para uma cidade cada vez melhor. Resgatar esses espaços é um dos objetivos da nossa gestão”, afirmou.
Melhorias
A Praça recebeu melhorias com uma iluminação totalmente em LED, uma alameda, palco de eventos junto à avenida Prudente de Morais, um Centro de Convivência ao lado do Palácio dos Esportes, um mini-anfiteatro, um novo passeio público com acessibilidade, pista para caminhada com sinalização, ciclovia, playground de madeira e uma mobília nova de bancos e lixeiras. Além disso, um amplo Espaço Pet.
“Os equipamentos são de extrema importância para a comunidade, que está ganhando uma área de convivência segura e que possibilita o convívio das pessoas nos ambientes públicos. Este dia é muito importante porque estamos entregando mais uma praça recuperada, dentro do cronograma da gestão do prefeito Álvaro Dias, que vem atendendo às demandas dos moradores. E a presença da população aqui hoje demonstra o reconhecimento por esse trabalho em equipe desenvolvido pela Prefeitura de Natal”, destacou o secretário da Semsur, Irapoã Nóbrega.
Os monumentos da praça ganharam iluminação cênica. O paisagismo arbóreo do local, formado por Pau-Brasil, palmeira imperial e outras espécies nativas, também foi preservado e ainda ganhou uma nova cobertura de grama esmeralda e amendoim, além de plantas ornamentais.
Uma grande programação fez parte da cerimônia de inauguração como brincadeiras de educação no trânsito e orientação para crianças em bicicletas e patinetes na ciclofaixa; atividades de lazer no espaço do parque infantil; treino funcional em espaço central da praça (parceria com academia); artesanato na área de convivência; apresentações musicais do Choro do Caçuá e Yhran Barreto; além de vacinação de Pets no espaço PET, vacinação para crianças e adultos e práticas integrativas e complementares.
Praça Pedro Velho
A praça possui o nome Pedro Velho, em homenagem ao primeiro governador do Estado. Também conhecida como Praça Cívica, foi inaugurada no dia 24 de outubro de 1937 pelo então prefeito Gentil Ferreira. A Praça foi projetada para ter quatro quarteirões, porém, em 1929, o “Plano Geral de Sistematização da Cidade do Natal” reduziu-a para dois quarteirões.