10ª Mostra de Cinema de Gostoso é aberta com grande público e presença da governadora Fátima Bezerra

Uma sala de cinema ao ar livre, sessão gratuita, com o pé na areia, cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m e o teto de estrelas, tendo a lua como testemunha. Gostoso? O cenário, distante 102 km da capital potiguar, está instalado na Praia do Maceió, município de São Miguel do Gostoso, onde acontece a 10ª Mostra de Cinema de Gostoso.

Um dos mais concorridos e respeitados eventos do audiovisual brasileiro teve início nesta sexta (24) e segue até o dia 28 de novembro de 2022. A solenidade de abertura contou com a presença da governadora Fátima Bezerra.

“É com imensa alegria que o Governo do Estado patrocina esse evento. Desejo aos expectadores quatro dias maravilhosos de exibição dessa Mostra. Assim como desejo muita sorte aos participantes da mostra competitiva. Que sejamos todos vencedores no quesito diversão, entretenimento, reflexão e aprendizado por meio do audiovisual produzido no nosso país”, disse a chefe do poder executivo estadual.

Através do Programa Cultural Câmara Cascudo, operacionalizado pela Fundação José Augusto, são mais de R$ 541 mil investidos pela renúncia fiscal de ICMS. As empresas Solimão, Interjato e Morsa destinaram parte de seus impostos, que seriam pagos ao Rio Grande do Norte, para este evento.

“A importância do programa Câmara Cascudo no investimento em cultura é primeiro tornar as pessoas saudáveis, trabalhar saúde, desenvolvimento e alegria, pois a cultura possibilita toda essa alegria. Quero destacar que, nesses vinte anos de lei, atingimos vinte milhões, coincidentemente. A lei é de autoria da então deputada estadual Fátima Bezerra. Temos um tripé: a sensibilidade de Fátima, vinte anos, vinte milhões. Eram treze milhões, e, com a sensibilidade da governadora, houve um acréscimo de mais sete milhões, totalizando vinte”, destacou Gilson Matias, diretor geral da Fundação José Augusto.

A 10ª edição da Mostra de Cinema de Gostoso também conta com recursos na ordem de R$ 150 mil, por meio da Secretaria Estadual de Turismo, através do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, dentro do Projeto Governo Cidadão. E Pela primeira vez, o evento conta também com o patrocínio da Petrobras.

Função Social para além do audiovisual

Segundo os organizadores Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld, responsáveis pela direção geral e curadoria, “a cada nova edição, o projeto, que completa uma década, foi proporcionando desafios maiores e mais estimulantes, que incentivam buscar um aperfeiçoamento constante, tanto na sua infraestrutura, quanto na curadoria”.

A programação é composta por nove longas-metragens e 17 curtas-metragens de 11 estados brasileiros, distribuídos entre as mostras Competitiva, Panorama e Sessões Especiais. A sessão de abertura desse ano reuniu dois filmes da mostra Competitiva: o documentário “Nós do Audiovisual”, produzido pelo Coletivo Nós do Audiovisual. Em seguida, o documentário “As Marias”, dirigido pelo Dannon Lacerda, e a ficção “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, do diretor Haroldo Borges.

Os realizadores destacaram na abertura da Mostra a função social do evento. Desde seu primeiro ano, 2013, até o presente momento, concomitante à exibição dos filmes, os organizadores vêm promovendo formação técnica, voltada para mais de 148 jovens dessa região.

Acompanharam a governadora a secretária estadual de Cultura, Mary Land Brito, o diretor geral da Fundação José Augusto, Gilson Matias, e o diretor do Sebrae, João Hélio Cavalcanti, a secretária adjunta de Turismo, Danielly Christine e a diretora de promoção e marketing da Emprotur, Nayara Santana.
Estiveram presentes, ainda, o prefeito de São Miguel de Gostoso, Renato de Doquinha, e o vice Azenate Câmara, a secretária municipal de Turismo, Janielle Linhares, a deputada federal Natália Bonavides e a vereadora Brisa.