Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, empresa vencedora do leilão para assumir a administração do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, após a saída da Inframérica, esteve na manhã desta terça-feira (9), no gabinete do prefeito Eraldo Paiva, apresentando as movimentações mais recentes da transição que deve ocorrer até março, quando a empresa suíça pretende assumir a operação do terminal.
A expectativa para a Zurich começar a administrar o Aeroporto de Natal, como também é conhecido, aumentou após a empresa concluir o pagamento de R$ 320 milhões para a atual administradora, na última sexta-feira (5). Outros 219,9 milhões, a título de indenização, já haviam sido pagos pelo Governo Federal para a Inframérica no fim de dezembro de 2023, totalizando R$ 539,9 milhões.
Apesar de vencida a parte financeira do negócio, agora outros trâmites são necessários para que seja completa a transição.
“Agora a gente entra em uma fase onde a data de eficácia do contrato precisa acontecer. Nosso Plano de Transição Operacional está com a Anac para aprovação, e a gente combina um tempo de transição assistida com a Inframérica, que pode ir de 30 a 45 dias”, explica Ricargo Gesse, CEO da Zurich Airport no Brasil.
O executivo continua dando uma previsão de quando a empresa deve assumir 100% das operações do principal terminal aeroportuário do Rio Grande do Norte.
“Considerando todas essas variáveis, é razoável pressupor que a gente vai começar a operar no começo de março. Pode ser um pouquinho antes, um pouquinho depois, mas essa é a nossa previsão”, completa Gesse.
Com a nova administração, o terminal não deve receber de imediato novos investimentos. A Zurich considera que a estrutura do equipamento é boa e não necessita de ampliação. Contudo, o CEO da nova concessionária admite que é necessário um trabalho para aumentar o volume de passageiros utilizando o Aeroporto de Natal, e para isso, a empresa já tem planejado ações junto a companhias aéreas para promover o destino.
Apesar de demonstrar a intenção de aumentar o número de usuários no terminal, Ricardo Gesse prefere não estipular publicamente uma meta a ser alcançada.
“A infraestrutura do aeroporto é muito boa, muito completa, em todos os sentidos. Os primeiros investimentos programados para expansão, por exemplo, é algo que vai demorar a acontecer porque o aeroporto tem uma infraestrutura muito completa. O que a gente tem aqui é uma grande força que estamos fazendo para aumentar o número de passageiros, para qualificar a oferta comercial. É um esforço que vai começar a partir do momento que a gente estiver assumindo efetivamente o aeroporto”, diz Ricardo Gesse.
O CEO da Zurich Airport Brasil, que já administra outros três aeroportos no Brasil, em Macaé (RJ), em Florianópolis (SC) e Vitória (ES), explica como é esse trabalho que a empresa pretende fazer para aumentar o número de passageiros no terminal de São Gonçalo do Amarante.
“A gente faz uma prospecção muito grande com companhias aéreas o tempo inteiro, a gente conversa com companhias aéreas, mostra o potencial turístico das regiões, sugere aumentos de voos, novas rotas. Essas conversas são constantes, e pouco a pouco elas vão trazer um aumento de voos para o aeroporto”, completa.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________