Wendel Lagartixa e Sgt Gonçalves foram aliados nas Eleições 2022 – Foto: Reprodução/Redes sociais

O ex-policial militar Wendel Lagartixa divulgou em seu perfil do Instagram, na noite deste sábado (11), uma conversa de oito minutos com o deputado federal sargento Gonçalves (PL), seu aliado nas Eleições 2022. O vídeo foi apagado na sequência.

O diálogo foi iniciado por Lagartixa, que aparentemente se mostrou indignado por não estar sendo informado sobre os projetos do mandato de “Lagartão”, como ficou conhecido durante a campanha política. “Rapaz, se depender de vocês pro camarada saber alguma coisa tá difícil. Não tem compromisso e a gente não sabe de nada. Se vocês puderem comunicar à gente o que é que vai ser feito, como é que vão se posicionar, marcar uma reunião com todo mundo, a gente agradece. Se não der, bicho, eu vou pular fora disso aí. Eu não quero trabalhar com ninguém sem saber o que é que a gente vai fazer da vida da gente, não. Tá eu e um bocado de gente sem saber o que vai fazer. Não é p**** de dinheiro não, entendeu? É saber o que vão montar, como vão montar… vocês tão trabalhando parecendo que só tem vocês. Sinceramente, meu irmão, eu não tô preocupado com dinheiro não. Eu tô preocupado com trabalho. Se vocês não pararem pra conversar com a gente, expor, mostrar, levar a gente pra conhecer tudo isso aí, eu não quero participar disso daí não, valeu?”, disse Wendel.

Em resposta, sargento Gonçalves explicou que tudo que tem que comunicar a Lagartixa, está sendo comunicado. “Não se agoneie não, meu amigo. O que é pertinente e necessário dizer e passar para você, eu passo. Agora, tem coisa que eu não preciso. Nem tudo que acontece no mandato eu tenho necessidade de passar pra você. Mas o que é da necessidade, eu acho que eu passo. Agora, tem coisa que a gente ainda não definiu. Então, não tem como eu passar pra você uma coisa que eu ainda não defini”, disse.

Na sequência, o deputado explicou ao amigo que ainda não recebeu dinheiro da Câmara Federal. “Eu acho que as vezes você não acredita que eu ainda não recebi um real. E eu não tenho como fazer as coisas sem dinheiro, meu amigo. Eu vou tirar do bolso? A não ser que você queira bancar. Já se chamou para viajar sábado, mas nem dinheiro pra viajar eu tenho. A Câmara não tá bancando nada meu. Eu tô viajando hoje para Brasília porque eu tenho que estar lá pra marcar ponto, mas a Câmara não me deu um real. Então, eu que vou bancar hotel lá, tudo. A única coisa que a Câmara deu agora foi as passagens. Alimentação, transporte… quem me arrumou um dinheiro foi minha irmã. O que eu posso fazer, eu já estou fazendo, que, no caso, foi lhe chamar para fazer parte do projeto, no sentido de contratar você. Inclusive, disse que você poderia escolher se queria ficar em Brasília ou aqui. O que é que eu poderia fazer mais? Então, assim, é questão de paciência, meu irmão. Tenha paciência que isso uma hora vai se resolver, mas agora não depende de mim. Por exemplo, contratação não depende de mim. Eu mandei a documentação”, disse sargento Gonçalves.

Lagartixa, então, voltou a dizer que não estava preocupado com dinheiro. “Eu não tô preocupado com dinheiro não, Gonçalves. Quando você me chamou pra equipe, eu entrei para fechar com você e tudo. Eu não quero saber o que você vai fazer em Brasília ou deixa de fazer em relação aos seus projetos não. Agora, eu não quero entrar num projeto para ganhar dinheiro e ficar sem saber o que é que eu vou fazer, a definição do gabinete, onde é que vai ser o gabinete… isso daí a gente precisa saber meu irmão, entendeu? Eu tô c**ando e andando para valores, Gonçalves. Tem coisa que, como é da minha alçada, que você tá me contratando para trabalhar com você, eu vou precisar saber onde é gabinete, como é que você vai montar, o que é que a gente vai ter que fazer, entendeu? É assim que eu trabalho pô. Eu sou fiel ao que eu gosto de fazer”, disse.

O ex-PM ainda ofereceu ajuda financeira ao deputado. “Dinheiro eu tenho pô, não tô preocupado com isso não. Inclusive, se você tiver precisando de dinheiro para ajeitar alguma coisa, eu tenho. Eu não tô preocupado com R$ 1 do seu gabinete. Tô preocupado com a minha função. Saber quem que vai trabalhar comigo, como é que vai ser montado esse gabinete… você faz as coisas com Marcelo e a gente não sabe de nada, ninguém sabe quem que vai trabalhar no gabinete, eu não sei quem foi contratado, eu não sei como é que eu vou trabalhar, qual é a função que eu vou exercer. Eu preciso saber disso. A gente já vai entrar para o dia 10 meu irmão. Se você não quiser, não é questão de dinheiro nem do que você vai fazer para Brasília em relação aos seus projetos não. É seu, entendeu? Não tô dentro de gabinete por causa de dinheiro, nem tampouco para estar babando ninguém, nem passando graxa no sapato não. Você pegou um homem para trabalhar com você, você não pegou babão não. Eu não me encaixo nesse nesse patamar de estar lhe babando. Quero ser efetivo. Quero ter minha minha utilidade onde quer que seja, homem de guerra”.

Lagartixa finalizou a conversa dizendo que, caso fosse o contrário, sargento Gonçalves saberia tudo que estaria sendo feito em seu gabinete. “Se você fosse trabalhar comigo aqui no Rio Grande do Norte, com certeza eu ia compartilhar o que eu queria fazer com você, uma vez que você tem entendimento de muita coisa, entendeu, meu irmão?”, concluiu.

Wendel Lagartixa e Sgt Gonçalves foram aliados nas Eleições 2022 – Foto: Reprodução/Redes sociais
Deputado eleito, porém não diplomado

Nas Eleições 2022, Wendel Lagartixa (PL) se tornou o candidato a deputado estadual mais votado do Rio Grande do Norte, com mais de 88 mil votos. Antes do pleito, no dia 20 de julho, ele foi preso suspeito de participação em um triplo homicídio na zona Norte de Natal, e no dia 15 de setembro foi solto.

Mesmo com a expressiva votação, o ex-PM não foi diplomado. Após uma petição protocolada por Ubaldo Fernandes (PSDB), eleito 1º suplente para o cargo de deputado estadual no RN, o ministro Ricardo Lewandowski indeferiu o registro de candidatura de Wendel, impedindo sua diplomação. A decisão de Lewandowski atendeu o Agravo Regimental no Recurso Ordinário Eleitoral (1321).