| Foto: Reprodução

Política

Eleições 2026 Walter Alves anuncia que deixará vice-governadoria, mas renúncia ocorrerá no prazo legal

Apesar do anúncio antecipado, a renúncia só será efetivada no tempo correto previsto pela legislação, confirmou a assessoria do vice-governador

por: NOVO Notícias

Publicado 9 de janeiro de 2026 às 09:45

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Walter Alves (MDB), vai anunciar oficialmente na próxima semana que deixará o cargo para cumprir o prazo de desincompatibilização eleitoral, com o objetivo de disputar uma das 24 vagas de deputado estadual nas eleições de 2026. Apesar do anúncio antecipado, a renúncia só será efetivada no tempo correto previsto pela legislação.

Com a decisão, Walter Alves também já definiu que não assumirá o Governo do Estado em eventual vacância do cargo, caso a governadora Fátima Bezerra (PT) se afaste para disputar uma vaga ao Senado Federal.

Nesse cenário, a legislação prevê a realização de eleição indireta na Assembleia Legislativa do RN para escolha do novo chefe do Poder Executivo. Caso a governadora opte por permanecer no cargo até o fim do mandato, Walter também não seguirá como vice, já que estará focado na disputa por uma cadeira no Legislativo estadual.

Além do projeto eleitoral pessoal, Walter Alves pretende intensificar o trabalho de fortalecimento das nominatas do MDB tanto para deputado estadual quanto para deputado federal.

Mesmo com essas definições, o MDB não descarta, em um segundo momento, integrar a chapa majoritária governista, indicando nomes para os cargos de vice-governador ou senador. Atualmente, o grupo tem como pré-candidato ao Governo do Estado o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier. As articulações, no entanto, devem ocorrer mais adiante.

Preparação e organização

Na quarta-feira (7), a Direção Executiva Nacional do MDB decidiu prorrogar até 15 de março de 2027 o mandato de Walter Alves à frente do partido no Rio Grande do Norte. Com isso, ele seguirá como presidente do diretório estadual e ficará responsável pela organização e condução do MDB potiguar nas eleições de 2026.

Segundo a legenda, a decisão reforça a confiança da direção nacional no trabalho desenvolvido no estado. Em comunicado divulgado na noite da quarta-feira, o MDB destacou que Walter Alves integra a Executiva Nacional e que, sob sua liderança, o partido se consolidou como o maior do Rio Grande do Norte, em número de filiados, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Confiança

Ao comentar a prorrogação do mandato, Walter Alves afirmou que o foco será o fortalecimento da legenda.
“Vamos continuar trabalhando para fortalecer o MDB, agora com a missão de preparar o partido para as eleições deste ano. Agradeço a confiança da direção nacional e de todos que constroem o MDB no Rio Grande do Norte”, declarou.

Tags