Segundo ele, houve uma falha de comunicação entre a equipe de regulação do município e a equipe médica do hospital responsável pelo atendimento. | Foto: Reprodução/Instagram

Cotidiano

Saúde VÍDEO: Idosa morre após esperar por UTI em Mossoró; Sesap aponta falha na regulação

Secretaria de Saúde do RN afirma que havia leitos disponíveis, mas problema de comunicação impediu o encaminhamento

por: NOVO Notícias

Publicado 16 de dezembro de 2025 às 14:05

Uma idosa de 69 anos morreu após aguardar por horas por um leito de UTI na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Alto de São Manoel, em Mossoró, no Oeste potiguar. O caso ocorreu mesmo com a existência de vagas disponíveis em outras unidades da rede estadual. Segundo o secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Alexandre Motta, houve uma falha de comunicação entre a equipe de regulação do município e a equipe médica do hospital responsável pelo atendimento.

De acordo com o secretário, o problema impediu que a paciente fosse devidamente recepcionada e transferida a tempo para uma unidade com leito de UTI disponível. A falha, segundo a Sesap, comprometeu o fluxo de informações sobre a real situação da rede hospitalar.

Falha no fluxo de informações

Alexandre Motta afirmou que a Sesap irá procurar a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró para revisar e aprimorar os mecanismos de comunicação e regulação de leitos. O objetivo é evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.

“A gente compreende que nenhuma dor, nenhuma família merece passar por isso. É preciso melhorar os fluxos, tanto do Estado quanto da regulação de Mossoró, para que essas informações não prejudiquem o atendimento”, declarou o secretário.

A Secretaria de Saúde do Estado não informou em quais unidades os leitos estavam disponíveis nem detalhou o tempo total de espera da paciente antes do óbito.

Tags