Lupi anuncia aposta do PDT em Fátima e Jean Paul para o Senado em 2026. | Foto: Alessandra Bernardo/NOVO Notícias

Política

Política VÍDEO: Carlos Lupi confirma: Fátima e Jean Paul são os nomes do PDT para o Senado em 2026

Durante anúncio da filiação de Jean Paul ao PDT, presidente nacional do partido afirmou que já trabalha pela formação da chapa e que a governadora e o ex-senador são os nomes escolhidos

por: NOVO Notícias

Publicado 12 de dezembro de 2025 às 13:48

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, anunciou nesta sexta-feira (12) que o partido aposta em uma chapa formada pela governadora Fátima Bezerra (PT) e pelo ex-senador Jean Paul Prates para disputar o Senado em 2026. A declaração ocorreu durante coletiva de anúncio da filiação de Jean Paul ao PDT, em Natal, que contou com a presença da presidente estadual da legenda, Márcia Maia.

Lupi afirmou que a definição não depende dos dois potenciais candidatos, mas é uma decisão política do PDT. Segundo ele, a aliança histórica com o PT, no plano nacional e no RN, fortalece a construção do projeto. “Nossa dobradinha para o Senado já está pronta: Fátima e Jean Paul. É por minha conta e risco, e é o que vou trabalhar a partir de agora”, declarou.

O dirigente destacou ainda o peso político e o histórico de Jean Paul, que já foi senador e presidente da Petrobras. Para Lupi, o ex-senador tem condições de reassumir o mandato em 2026: “A história dele, o legado, a força política, tudo isso o credencia. Tenho certeza de que o Rio Grande do Norte merece e precisa desse retorno”.

Para ele, Jean Paul é o nome para levar o RN ao crescimento e destacou sua atuação no Senado Federal entre 2019 e 2023, “teve atuação destacada pelo forte perfil de articulação política nacional, pelo municipalismo e pela destinação histórica de recursos para o RN, alcançando todos os 167 municípios do estado. Ele foi o parlamentar que mais destinou recursos ao Governo do RN, com papel central no enfrentamento da pandemia da COVID-19, sendo também o senador que mais alocou emendas para o Governo do Estado durante seu mandato nesse período, defendeu.

Retorno de Jean Paul ao PDT

Márcia Maia classificou a filiação de Jean Paul como um “resgate” do PDT no RN. Ela lembrou que o partido teve papel fundamental na história política do Estado, citando a ex-governadora Wilma de Faria como a primeira prefeita de Natal eleita pela legenda.

Jean Paul afirmou estar “muito feliz” em retornar ao PDT e disse que a sigla já trabalha para reforçar seus quadros nas eleições do próximo ano. Ele anunciou que o partido retomará, no início de 2026, o “Giro pelo RN”, série de visitas aos 167 municípios potiguares.

Segundo o ex-senador, o objetivo é apresentar a história do PDT, divulgar o trabalhismo moderno e atrair novos quadros da esquerda e da centro-esquerda. “Vamos construir nominata federal e estadual, mostrar que temos um time forte e levar a mensagem do partido por todo o Estado”.

Tags