Histórias de vampiros povoam o imaginário humano na literatura desde a primeira década do século XIX. Imagem: Reprodução

Histórias de vampiros povoam o imaginário humano na literatura desde a primeira década do século XIX. Imagem: Reprodução

Cultura

Contos Véspera do Halloween terá lançamento do livro “Criaturas”, do professor Florêncio Caldas

A publicação reúne contos de terror escritos pelo professor protagonizados pelos mais emblemáticos monstros do imaginário cultural: os vampiros

por: NOVO Notícias

Publicado 28 de outubro de 2025 às 21:30

Na próxima quinta-feira (30), o Mahalila Café e Livros recebe, dentro de sua programação de 11 anos de existência, o autor estreante e professor do IFRN Florêncio Caldas para lançar o seu livro de contos “Criaturas”. O evento ocorrerá das 19h às 22h e o acesso é gratuito. Será uma bonita festa cercada de leitores e amigos.

A publicação reúne contos de terror escritos pelo professor protagonizados pelos mais emblemáticos monstros do imaginário cultural: os vampiros. Histórias de vampiros povoam o imaginário humano na literatura desde a primeira década do século XIX com “O vampiro”, do escritor inglês John William Polidori (1819).

Criatura da escuridão, ser maléfico e infernal é, ao mesmo tempo, sedutor e fascinante. Assume a forma humana, mas os instintos animalescos e bestiais caracterizam sua índole. Talvez por essas marcas tenha um apelo popular tão intenso. Inseriu-se na literatura, no cinema e nas artes em geral de tal maneira que demonstra nunca ser esquecido.

Como prova viva dessa persistência “assustadora”, eis o livro de estreia de Florêncio Caldas,
“Criaturas”. São narrativas que marcam a reunião de histórias selecionadas pelo autor em seu primeiro volume impresso. O ineditismo desse “Criaturas” reúne uma síntese das ideias da ficção do escritor que aqui ganham corpo. O vampiro assume às vezes e o protagonismo das narrativas de Caldas que se apresentam, não apenas como letra, mas como sentimentos e sangue. Componente vital, o sangue parece pincelar as páginas da literatura de Florêncio, compondo um grande quadro sombrio e vermelho.

Ao fundo, a figura inebriante desse mistério, o vampiro, que teima em não morrer (“Afinal, tornar-se velho e morrer eram duas coisas que não lhe agradavam nadinha”, de “O festim infernal”). “Criaturas” tem um gostinho especial de tramas bem urdidas, todas perpassadas pelo tom fantástico e pelo espírito de contestação (o que indica uma boa aproximação com a geração hippie, momento de formação do escritor).

Sobre o autor

Florêncio Caldas, natalense, professor de Língua Portuguesa e Literatura, é estreante nos textos ficcionais, sobretudo contos de horror, com participação em várias antologias. Com formação em Letras (mestre e doutor em literatura), tem consciência dos processos estéticos a serem empregados na criação literária.

Sua narrativa busca a imprecisão da vida e dos desejos, o gosto pelo gótico e pelo taciturno; a sombra, a angústia perante a morte e sua inevitabilidade. Daí se nos apresentar, enquanto metáforas, uma vasta “fauna” de subjetividades atordoadas pela vida e pela existência. Seus personagens e narradores deixam-se entrever no labirinto das narrativas, como o fazem outros criadores: H. P. Lovecraft, Bram Stoker, Anne Rice e Stephen King, por exemplo.

Serviço:

LANÇAMENTO DO LIVRO “CRIATURAS” DE FLORÊNCIO CALDAS:
Data: 30 de outubro de 2025, quinta-feira
Horário: 19h às 22h
Local: Mahalila Café e Livros. Rua Nívea Madruga, 19. Potilândia.

Tags