Vereadores ajustam alianças e antecipam correlação de forças para 2026. | Foto: Verônica Macedo
A disputa de 2026 já começou na Câmara Municipal de Natal. Vereadores de diferentes partidos aceleram conversas, fecham apoios e definem seus próximos passos para as eleições estadual e federal. As movimentações redesenham o cenário político e indicam quais blocos podem ganhar força no pleito, segundo informações da 98 FM Natal.
Primeira vereadora trans eleita no RN e a mais votada de Natal e do Estado nas eleições de 2024, Thabatta Pimenta (Psol) já demonstrou interesse em disputar uma das 24 vagas na Câmara dos Deputados. Há possibilidade dela migrar para o PV, para integrar a Federação PT/PV/PCdoB.
O PT da governadora Fátima Bezerra deve lançar Brisa Bracchi e Daniel Valença para a Assembleia Legislativa. Já Samanda Alves, vice-presidente do PT Natal, deve ter o nome indicado para a Câmara Federal
Dentro do PL, é certo que Subtenente Eliabe e Tony Henrique se alinhem ao projeto do Coronel Azevedo. Camila Araújo também pode se juntar ao grupo, caso consiga deixar o União Brasil.
Os vereadores Aldo Clemente e Cleiton da Policlínica integram a base de apoio ao presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB). E Herberth Sena (PV) e Eribaldo Medeiros (Rede) confirmaram apoio à reeleição do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB).
No Solidariedade, Fúlvio Saulo apoia Luiz Eduardo, que está de saída para o PL. Anne Lagartixa ainda avalia entrar na disputa. Já no Podemos, Preto Aquino confirmou que será candidato a deputado estadual.
No Republicanos, o posicionamento é quase unânime. Daniel Rendall, Irapoã Nóbrega e Kleber Fernandes já declararam apoio ao deputado Adjuto Dias. A única indefinição está com Léo Souza, que avalia uma candidatura à Assembleia na nominata organizada por Ériko Jácome.
No PP e no União Brasil, as alianças se dividem entre diferentes lideranças tradicionais: Cláudio Custódio e Tárcio de Eudiane (UB) caminham com a deputada Eudiane Macedo (PV); Pedro Henrique (PP) reforça o grupo de Hermano Moraes (PV); Daniel Santiago apoia a deputada Cristiane Dantas, que deve migrar para o PL; e Ériko Jácome (PP) será candidato a deputado estadual com os apoios de João Batista Torres (DC), Luciano Nascimento (PSD) e Chagas Catarino (UB).
No União Brasil, o partido testa força com três pré-candidaturas: Camila Araújo e Robson Carvalho para a Assembleia Legislativa, e Matheus Faustino para a Câmara Federal. Tércio Tinôco apoia o deputado estadual Kléber Rodrigues.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias