Maurício Souza durante partida da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio – Foto: Miriam Jeske/COB

Três vereadoras potiguares se juntaram a um grupo de parlamentares trans, lésbicas, bissexuais e gays de outros 12 estados e sete partidos políticos diferentes para encaminhar uma representação ao Ministério Público de Minas Gerais contra o jogador de vôlei Maurício Souza, que publicou dezenas de mensagens homofóbicas em seus perfis nas redes sociais.

“A discriminação é nítida e direta, porque decorrente da intenção explícita de humilhar e constranger toda a população LGBTQIA+, causando prejuízo no exercício adequado do direito fundamental à cidadania e risco aumentado de violência por discursos como este”, afirmam os parlamentares sobre o conteúdo das postagens.

Leia mais:
> Minas rescinde contrato de Maurício Souza após caso de homofobia
> Bolsonaro reage a afastamento de Maurício Souza do Minas Tênis Clube: “Tudo é homofobia”

“O senhor Maurício Souza tem usado suas redes sociais há muito tempo para disseminar comentários ofensivos à comunidade LGBTQIA+, direta ou indiretamente”, seguem.

Os parlamentares pedem, ainda, que o jogador seja obrigado a retirar as postagens homofóbicas de seus perfis com o argumento de que ferem os limites da liberdade de expressão e propagam discurso de ódio incitando preconceito contra a população LGBTQIA+.

Foto: Reprodução

Entre os signátarios nomes como o do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), dos deputados Leci Brandão (PC do B-SP), David Miranda (PSOL-RJ), Vivi Reis (PSOL-PA), Fábio Félix (PSOL-DF), Robeyonce Lima (PSOL-PE) e das vereadoras Erika Hilton (PSOL-SP), Monica Benício (PSOL-RJ), Linda Brasil (PSOL-SE), Duda Salabert (PDT-MG), Bella Gonçalves (PSOL-MG), Benny Briolly (PSOL-RJ) e do RN, as vereadoras Thabatta Pimenta (Pros-RN) Brisa Bracchi (PT-TN) e a vereadora suplente Tati Ribeiro.