Vereadora Divaneide Basílio (PT) – Foto: Francisco de Assis/CMNT

A vereadora Divaneide Basílio (PT) diz que recebeu com preocupação a informação sobre o alto índice de mortes nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Natal (HMN), que gira em torno dos 70%, enquanto a média de mortes entre os pacientes internados em UTIs no RN é de 40,45%, segundo o relatório de Indicadores Assistenciais da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Após a matéria veiculada no NOVO sobre a realidade da unidade hospitalar, a vereadora afirmou que vai requerer à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informações sobre o caso. “É preciso investigar os motivos que levaram a essa realidade”, reitera ela.

Leia também:
O mais letal: sete a cada 10 intubados nas UTIs do Hospital Municipal de Natal morrem

Divaneide ainda falou sobre a falta de informação do município. “Infelizmente, no nosso município o acesso a informação é muito frágil e cheio de falhas. Sequer temos um boletim diário, como acontece no âmbito estadual”, reclama a parlamentar.

Além da alta taxa de mortalidade, a unidade enfrenta problemas estruturais. Sem elevador, para que cheguem até a área reservada aos casos de infecção pelo coronavírus, os pacientes com Covid-19 passam pela urgência ortopédica da unidade. A circulação dos infectado nesta área pode causar novos contágios dentro do hospital – seja em pacientes ou funcionários.