Bibliotecas serão inauguradas em três escolas de Currais Novos e uma de Campo Redondo - Foto: Divulgação

Cotidiano

Educação “Ventos do Saber” entrega bibliotecas em escolas públicas em Currais Novos e Campo Redondo

As bibliotecas revitalizadas ganham novas pinturas, móveis projetados, cadeiras coloridas, pufes, mesas, computadores, smart TV, ar condicionado e jogos educativo-culturais, além da ampliação do acervo

por: NOVO Notícias

Publicado 4 de setembro de 2025 às 16:00

O projeto Ventos do Saber, que revitaliza bibliotecas de escolas públicas para estimular o hábito da leitura, como um meio de emancipação social, chega pela primeira vez ao Rio Grande do Norte, por meio do patrocínio da Vestas. No dia 22 de setembro, o projeto inaugura três novas bibliotecas, sendo uma na Escola Professor Salustiano Medeiros, outra na Escola Nossa Senhora e mais uma na Escola Professor Humberto Gama, em Currais Novos, já no dia 23 de setembro é a vez da Escola Alda Ramalho Cortez, em Campo Redondo, ambas cidades no Seridó Potiguar.

As bibliotecas revitalizadas ganham novas pinturas, móveis projetados, cadeiras coloridas, pufes, mesas, computadores, smart TV, ar condicionado e jogos educativo-culturais, além da ampliação do acervo com a doação de 200 novos livros de literatura infanto-juvenil. A cada inauguração, é realizada contação de histórias para os alunos.

O projeto oferece também consultoria em organização e dinamização de biblioteca e mediação de leitura literária. O objetivo é que as instituições tenham um suporte técnico inicial e possam desenvolver habilidades e competências para manter a biblioteca organizada, dinâmica e apta para acolher a comunidade escolar no cotidiano educacional.

Realizado pela produtora cearense Invento Produções Culturais com o Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto oferece ainda seminário virtual gratuito sobre leitura literária, voltado para os educadores. O seminário, realizado de 25 a 29 de agosto, tem a transmissão no canal do YouTube da Invento Produções Culturais e as inscrições são feitas no site (https://ventosdosaber.com.br/).

Esta é a quinta edição do Ventos do Saber, que iniciou no Ceará, e a primeira do Rio Grande do Norte. “A gente percebe o impacto social que os projetos têm provocado na vida dessas comunidades, que no geral estão localizadas em áreas de média e alta vulnerabilidade social. Realizar esse projeto é muito significante porque a gente alia cultura e educação de qualidade”, explica Emídio Sanderson, sócio-diretor da Invento Produções Culturais.

Ao todo, em 2025 o projeto está inaugurando 12 novos espaços, sendo oito no Ceará e quatro no Rio Grande do Norte, contemplando cerca de 7,2 mil estudantes da rede pública dos dois estados. Com esta edição, o projeto Ventos do Saber chega à marca de 28 bibliotecas de escolas municipais revitalizadas, em 7 municípios cearenses e 2 municípios potiguares, com 16,8 mil estudantes contemplados.

As empresas patrocinadoras nesta edição são: o Complexo do Pecém, a dsm-firmenich e a empresa Vestas. Parceria da BG Soluções Sociais, do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e das Secretarias de Educação de São Gonçalo, Eusébio, Aquiraz, Tururu, Itapajé, Currais Novos e Campo Redondo. Produção D’grau Produções.

Tags