Manchas de óleo foram encontradas nesta quarta-feira (18) na praia de Barra do Rio, em Extremoz

Cotidiano

Ambiente Vazamento de óleo é registrado em praia após naufrágio de navio na costa do RN

Manchas de óleo foram encontradas nesta quarta-feira (18) na praia de Barra do Rio, em Extremoz

por: NOVO Notícias

Publicado 19 de junho de 2025 às 00:44

Manchas de óleo foram encontradas nesta quarta-feira (18) na praia de Barra do Rio, em Extremoz. A suspeita é de que o material seja oriundo do naufrágio da embarcação “Harmonia”, que afundou esta semana a 90 km do litoral do RN.

Além do óleo, um contêiner encalhou da mesma embarcação também encalhou na praia de Barra do Rio. O equipamento carregava carnes, frutas, bebidas e até caixas de cigarro, que foram levadas por moradores que estavam no local.

Secretaria de Meio Ambiente de Extremoz e a Defesa Civil enviaram equipes de fiscalização ao local e confirmaram a presença do óleo. O material foi encontrado em diversos trechos da praias.

A Secretaria de Meio Ambiente informou que acionou o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Ibama e a Marinha.

O Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) também apontou em nota a presença de alimentos espalhados e “sinais visíveis de resíduos oleosos”. A situação gera preocupação com a contaminação ambiental e riscos à fauna marinha.

Origem e Recomendações

Segundo a Marinha do Brasil, o contêiner se desprendeu da embarcação “Harmonia”, que estava sendo rebocada após naufragar nesta semana a 90 km do litoral do RN. A corporação atribuiu o naufrágio durante o reboque às “severas alterações climáticas na região”. Um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) foi instaurado para apurar as causas do ocorrido.

Diante do vazamento de óleo, as autoridades alertam para o risco de contaminação dos alimentos que foram levados. O Cemam, que monitora o trecho da praia, emitiu recomendações caso um animal oleado seja encontrado. A orientação é não tocar no animal nem na substância, não o devolver ao mar e não tentar limpá-lo. O correto é ligar imediatamente para o Cemam, proteger o animal do sol e aguardar a equipe de resgate.

Tags