O Vasco da Gama anunciou o retorno do meio-campista Philippe Coutinho após 14 temporadas. Com contrato com o Aston Villa até junho de 2026, o jogador assinou um contrato com o Cruzmaltino até o meio de 2025 por empréstimo.

Coutinho e Vasco tiveram uma longa negociação, que começou em maio. As conversas para o acordo se intensificaram assim que o atleta desembarcou no Rio de Janeiro para passar suas férias de fim de temporada. O último clube do jogador foi o Al-Duhail, do Catar, também por empréstimo com o Aston Villa, que detém os seus direitos.

Revelado em 2009 pelo Vasco da Gama, Coutinho, em sua primeira passagem, fez 19 jogos pelo time carioca e contribuiu com um gol.  Com 19 anos, o jogador foi contratado pela Inter de Milão, clube pelo qual fez 47 partidas e cravou cinco tentos. Em 2012, Phillipe foi emprestado ao Espanyol e fez 16 partidas pela equipe de LaLiga, em que marcou cinco gols.

Pela Seleção Brasileira, o meio-campista era nome certo nas convocações do técnico Tite, sobretudo no ciclo da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Defendendo seu país, cravou 21 gols (dois no Mundial de 2018) em 68 jogos e foi campeão da Copa América em 2019. Na base, ganhou o sul-americano sub-17 em 2009. O jogador voltou ao Brasil nesta temporada para tentar entrar, novamente, no radar das convocações da Amarelinha, agora comandada por Dorival Júnior.

Sua passagem de maior destaque aconteceu pelo Liverpool, quando chegou em 2013 após segunda passagem pela Inter de Milão. No clube inglês, o brasileiro vestiu a camisa 10 e disputou 201 jogos. No período, balançou as redes 54 vezes, além de distribuir 43 assistências. Pelos Reds, apesar do grande desempenho praticado, não ergueu nenhuma taça.

Após a saída de Neymar do Barcelona ao PSG, Philippe Coutinho foi contratado pelos catalães. Na Espanha, o atleta viveu altos e baixos, marcando 25 gols em 106 duelos disputados, além de dar 14 passes a gol para seus companheiros. Lá, foi duas vezes campeão espanhol e da Copa do Rei.

No Bayern de Munique, o brasileiro participou da campanha que culminou na conquista da Liga dos Campeões da temporada 19/20 de maneira invicta. Vestindo a 10 dos bávaros, Coutinho marcou 11 gols em 38 jogos. Após isso, o atleta teve passagem de pouco destaque por Aston Villa e Al-Duhail.

Na última temporada, pelo time catari, Coutinho participou de 22 compromissos, marcou sete gols e distribuiu três assistências.

 ______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________