Time do União levanta a taça do Campeonato Potiguar Feminino 2023 – Foto: Jaqueilton Gomes

A Sociedade Esportiva União conquistou o quinto título do Campeonato Potiguar de Futebol Feminino, após bater o Alecrim por 2 a 0, em final disputada na manhã deste domingo (10), no tradicional estádio Juvenal Lamartine, em Natal.

O campeonato conquistado de forma invicta garante a equipe de Extremoz na Série A3 do Campeonato Brasileiro de 2024. Os gols da vitória foram marcados ainda na primeiro tempo, com a artilheira Mila abrindo o placar, e Day fechando a conta.

O Alecrim fez um bom jogo, e ameaçou o União, especialmente no primeiro tempo, chegando a acertar a trave das adversárias e com boas descidas rápidas em jogadas de linha de fundo. Apesar disso, a vitória ficou mesmo com as favoritas do União.

Alecrim recebe premiação pelo vice-campeonato – Foto: Jaqueilton Gomes

Com o título deste domingo, o União chega ao pentacampeonato. A equipe também foi campeã nos anos de 2015, 2017, 2021, e 2022. Por outro lado, o Alecrim deixou escapar o título inédito pela segunda vez. Em 2021 o Verdão foi vice-campeão, perdendo a final por 1 a 0, mais uma vez para o União.

Prêmios individuais

Além do título, o União também saiu da competição com a artilheira e a melhor goleira do campeonato. Com nove gols em sete jogos, Lu foi a principal marcadora do Potiguar 2023. Na defesa, o destaque ficou por conta da goleira Sandy, que sofreu apenas três gols.

Lu, artilheira da competição com nove gols – Foto: Jaqueilton Gomes

União comemora já de olho em 2024

Walessa Silva, treinadora do União, celebra a conquista depois de um ano inteiro de trabalho voltado para a competição. Ela destaca o potencial das atletas potiguares, e pede união para fortalecer a modalidade no RN.

“Tudo isso é fruto de trabalho, de dedicação e muito investimento. É o que a gente diz para as meninas e repasso para vocês: o futebol feminino não é gasto, é investimento. A gente investe o ano todo, são duas casas de atletas que vêm de todo o Brasil. Estrangeiras ainda não temos, mas um dia sonho em trazer porque queremos potencializar o nosso estado”, conta Walessa Silva, técnica do União.

“Aqui a gente tem um celeiro incrível de grandes atletas, então não precisa ficar polemizando, o que a gente precisa é se unir e fazer desse estado uma potência do futebol feminino”, destaca Walessa.

A partir de agora o pensamento é no Campeonato Brasileiro da Série A3 de 2024. A equipe do União voltará à competição depois de ter ficado de fora em 2023 por força regulamentar que não permitiu a inscrição da equipe após o Campeonato Potiguar de 2022 ter apenas três equipes na disputa.

“Agora a gente pensa no Campeonato Brasileiro. Que o Governo do Estado possa olhar para a modalidade com bons olhos, que a FNF possa fazer desse momento uma oportunidade para a gente poder caminhar do lado da Federação, porque não se faz futebol com um dirigindo na contramão do outro. Se faz futebol com parceria e com união”.