A embaixadora se reuniu com o reitor, José Daniel Diniz Melo, a secretária de Relações Internacionais, Renata Archanjo e estudantes membros do projeto de extensão Comunidade Ambiental da UFRN - Foto: Júlio Rocha
Marian Schuegraf, embaixadora da União Europeia no Brasil, falou sobre as possibilidades de cooperação técnica e ressaltou a importância de pesquisas científicas sobre mudanças climáticas
Publicado 6 de fevereiro de 2026 às 15:00
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu, na tarde desta quinta-feira (5), a visita institucional da embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, que está cumprindo agenda no Nordeste brasileiro.
A embaixadora se reuniu com o reitor, José Daniel Diniz Melo, a secretária de Relações Internacionais, Renata Archanjo e estudantes membros do projeto de extensão Comunidade Ambiental da UFRN. A pauta do encontro discutiu temas ligados à sustentabilidade e possibilidades de parcerias de intercâmbio e ações de cooperação técnica.
“Aqui na UFRN nosso plano de gestão envolve a vinculação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Além de termos diversas pesquisas, cursos de graduação e pós-graduação que dialogam com a preocupação com as causas ambientais e de mudanças climáticas”, destacou o reitor Daniel Diniz.
Marian Schuegraf falou sobre as possibilidades de cooperação técnica e ressaltou a importância de pesquisas científicas sobre mudanças climáticas. “É muito importante se chegar cada vez mais longe em uma agenda de discussão política sobre o meio ambiente, impactos na vida no planeta e o papel das universidades é essencial em buscar soluções sustentáveis”, realçou.
Renata Archanjo apontou as iniciativas de internacionalização da UFRN que já conta com estudantes em diversos países europeus como França, Portugal e Espanha e a possibilidade de se buscar novas parcerias de intercâmbio por meio de programas da União Europeia como o Erasmus.
O estudante Wilen Ivinen, diretor geral do projeto Comunidade Ambiental, apresentou um balanço de ações ambientais realizadas em todo o estado com o apoio da UFRN e a importância de se discutir a agenda climática com a participação da juventude. “Reunimos um grupo de voluntários de diversos cursos da UFRN e outras instituições levando diversas ações de educação, sociais e culturais para conscientizar a população e a sociedade em geral sobre as mudanças climáticas e a preservação ambiental”, relatou. Também participaram da reunião, os estudantes membros do projeto José Victor, Evandro do Nascimento, Ana Beatriz Pinheiro e Allyfe Ranier.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias