Turismo em Natal
Turismo em Natal sofre com a pandemia – Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

O potencial turístico do Rio Grande do Norte é um dos maiores do país, no entanto o setor sofre com perdas econômicas há mais de um ano em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Para mitigar os efeitos devastadores que afetam o turismo no Estado, não restou outra alternativa ao poder público a não ser cair em campo e agir para não deixar uma dos setores mais lucrativos do Estado à míngua.

O impacto causado não se resume à diminuição de turistas no RN. Também causou, ao longo dos meses, a redução de inúmeros postos de trabalho. Entre empregos diretos, indiretos e terceirizados, o Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares estima que 70 a 80 mil pessoas ficaram sem trabalho por causa da pandemia.

Leia mais:
Entidades do turismo lançam programa para conscientização de empreendedores e clientes de bares e restaurantes
Entidades ligadas aos turismo pedem que o governo Fátima autorize a Copa América em Natal

Decretos de restrição econômica têm impacto direto em estabelecimentos comerciais, inclusive bares e restaurantes, além de serem responsáveis pela diminuição do número de turistas no Estado, o que também influi na taxa de ocupação de hotéis e pousadas.

Abdon Gosson, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), lamenta os efeitos negativos que as ações de combate à Covid-19 sejam tão prejudiciais para o setor.

Abdon Gosson, presidente da ABIH-RN
Abdon Gosson, presidente da ABIH-RN – Foto: Divulgação

“Como o nosso Estado é um lugar onde o turismo é uma grande indústria geradora de emprego e renda, então obviamente fomos fortemente atingidos. Os hotéis fecharam as portas, mas não foram obrigados por lei ou por lockdown nenhum. Foi porque simplesmente desapareceram os turistas e corporativos. Não tinha ninguém nos hotéis”, diz Abdon Gosson.

O setor é conhecido como indústria do turismo e não é à toa. Com o pleno funcionamento dos aparelhos turísticos, ele é responsável pela geração de mais de 120 mil empregos diretos. Com a baixa procura dos serviços em decorrência da pandemia, a maioria dessas pessoas estão hoje sem trabalho algum.

A ABIH-RN aponta que os hotéis estão funcionando hoje com uma taxa média de ocupação considerada insuficiente para cobrir os custos operacionais, e isso é o principal motivo do fechamento de várias unidades no Estado. São aproximadamente 52 mil leitos na rede hoteleira do RN.

“Hoje, para o hotel pagar seus custos, ele precisa ter uma ocupação de 45 a 50%, mas a média está ficando entre 30 e 40%, não passa disso. Ou seja, os hotéis estão trabalhando no vermelho. Ainda falta muita coisa para melhorar e pelo menos sair do vermelho para o amarelo, não é nem para o verde”, diz Abdon Gosson, presidente da ABIH-RN.

Os números de hoje já refletem uma melhora do setor, que entre fevereiro e abril registrava ocupação média de 10 a 20%, números muito distantes da média alcançada antes da pandemia que era de 50 a 60% na baixa estação e de 80% na alta.

Para tentar diminuir o efeito negativo da crise causada pela pandemia, o Governo do Rio Grande do Norte ofertou medidas de socorro àqueles que dependem do setor. O Secretário Estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, conta que o Estado olha com cuidado para as atividades turísticas. “O Governo do RN trata o turismo como prioridade desde que a Governadora Fátima Bezerra assumiu a gestão estadual, no entanto é preciso entender que a pandemia em todo mundo atinge este setor de forma brutal”, disse o secretário Carlos Xavier.

Mesmo com dificuldades, turismo não para no RN

Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, ainda é possível encontrar muita gente que aterrissa no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves para aproveitar o que o Rio Grande do Norte tem a oferecer em termos turísticos. Não é difícil esbarrar com algum visitante na Praia de Ponta Negra, principal cartão postal da capital potiguar, como o casal catarinense Rodrigo Oliveira e Karina Pereira. Eles vieram de Florianópolis para curtir as férias no RN, e mesmo ainda estando no começo da estadia, já estão aprovando tudo o que viram e estão ansiosos pelo que vão usufruir nos próximos dias.

“Estamos gostando muito. É um pouco diferente do Sul do país, principalmente de Florianópolis, que como aqui é capital, mas Natal tem um diferencial: a orla marítima daqui é muito gostosa de estar”, diz Rodrigo Oliveira.

O casal chegou na terça-feira (8) em Natal, e já aproveitou muito da capital e de passeios que os levaram a outras maravilhas locais, como a praia de Pipa, na cidade de Tibau do Sul, onde eles foram nesta sexta-feira (11).

Medidas tomadas pelo Governo do RN, listamos algumas abaixo:

  • Redução do ICMS do querosene de aviação para companhias aéreas mediante metas de incremento de voos;
  • Redução de ICMS da energia elétrica para hotéis e pousadas até 12/21;
  • Prorrogação do ICMS Normal de abril por 90 dias para Bares e Restaurantes;
  • Prorrogação do IPVA para empresas do setor de turismo em geral, inclusive eventos;
  • Desburocratização de linha de crédito especificamente para bares e restaurantes;
  • Campanhas nacionais como Band Verão e a realização do Rally dos Sertões;
  • Criação do Turismo Cidadão que visa estimular o turismo regional no período de retomada;
  • Concessão de isenção da tarifa de água para bares e restaurantes por 3 meses;
  • Super Refis para parcelamento de débitos tributários com o governo do estado.