Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas após um avião da Air Europa enfrentar uma forte turbulência durante a madrugada desta segunda-feira (01). A aeronave, que saiu de Madri, na Espanha, e tinha como destino a cidade de Montevidéu, no Uruguai, precisou fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, às 02h31.

A passageira espanhola Larissa Gutierrez narrou o susto com a turbulência aérea. Ela conta que estava dormindo quando tudo aconteceu. “Fomos pegos de surpresa e alguns foram lançados para cima. Eu estava dormindo tranquilamente. Ficamos nervosos porque muitas pessoas foram jogadas para o alto, inclusive crianças. Foi uma situação que, segundo nos informaram, eles não haviam previsto pelo radar. Isso não acontece frequentemente, é muito raro. E de acordo com o que nos disseram sobre a mudança climática, eles não conseguem detectar esses bolsões de ar quente”, lembrou.

Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender a ocorrência. Segundo a Zurich Airport Brasil, que opera o Aeroporto, a aeronave solicitou o pouso de emergência às 2h32. Inicialmente, a Zurich havia informado que o voo tinha partido da Holanda, mas a informação foi corrigida minutos depois, confirmando a origem na Espanha.

A Air Europa informou em nota que o voo foi desviado para Natal devido à intensidade da turbulência e por razões de segurança. A Zurich Airport Brasil destacou a necessidade de apoio médico para alguns passageiros, que foram encaminhados para a unidade de saúde mais próxima.

O atendimento de urgência confirmou que atendeu pelo menos 30 passageiros, de diversas nacionalidades. Os atendidos apresentavam fraturas na cervical, lesões na face e dores no tórax, resultado de batidas na cabeça durante a turbulência. Em razão do número de feridos, os atendidos foram distribuídos para os principais hospitais públicos da Grande Natal: Walfredo Gurgel e José Pedro Bezerra, ambos em Natal, e o Deoclécio Marques, em Parnamirim.

Uma das passageiras foi internada em UTI, mas o estado de saúde é bom. Outra passou por cirurgia e está no pós-operatório em observação. O estado de saúde é estável.

De acordo com o diretor do hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, Geraldo Neto, a unidade recebeu pelo menos 25 passageiros feridos no voo. “Dos pacientes, dois inspiram um pouco mais de cuidados e uma paciente, em especial, porque é idosa. Para ela, já foi feita toda a articulação necessária para garantir o cuidado adequado. Os demais não apresentam grande gravidade, mas seguimos os protocolos para realização de exames laboratoriais e de imagem”, encerrou.

NOTA DA AIR EUROPA

A Air Europa informa incidente sofrido esta segunda-feira pela sua aeronave com matrícula EC-MTI que operava o voo UX45, de Madrid-Barajas ao Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu (Uruguai). Os acontecimentos, devido a um episódio de forte turbulência, ocorreram a caminho de Montevidéu, nas primeiras horas da manhã.

Como resultado do evento, foram registradas 7 lesões de graus variados, além de um número ainda indeterminado de passageiros com contusões leves. Dada a natureza da turbulência e para maior segurança, foi decidido desviar o voo para o aeroporto internacional de Natal, no Brasil. O avião, um Boeing 787-9 Dreamliner com 325
passageiros a bordo, pousou normalmente.

Neste momento, estão sendo feitos trabalhos para atender cada um dos passageiros, principalmente os feridos, que já foram desembarcados. O avião permanecerá sob inspeção para determinar a extensão dos danos registrados. Por isso, a Air Europa enviará nas próximas horas uma aeronave para todos os passageiros afetados.

A empresa agradece às autoridades locais pela rápida intervenção e ajuda. As informações serão divulgadas à mídia assim que novos dados estiverem disponíveis.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________