Professor Johnson Rodrigues orienta projeto de iniciação científica de Sara - Foto: Divulgação/IIF-UFRN
As inscrições para a 3ª edição do Torneio de Física para Meninas estão abertas até o dia 15 de agosto. Realizada pelo Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IIF/UFRN), para estimular o interesse de alunas do ensino médio pelo universo das ciências exatas, a competição deste ano homenageia a cientista canadense Donna Strickland, que recebeu o Nobel de Física em 2018.
“As mulheres ainda ocupam pouco espaço nas ciências exatas, tanto que Strickland é apenas a terceira a conquistar esse prêmio. Nosso objetivo é abrir as portas da Física para elas, não só revelando meninas que têm aptidão e despertando o interesse pela pesquisa desde cedo, mas também incentivando a participação delas em outras olimpíadas de conhecimento”, explicou a coordenadora nacional do TFM, Maria Luiza Miguez.
Cerca de 3900 alunas, de mais de 800 escolas e 400 municípios brasileiros participaram da última edição da olimpíada científica, realizada no ano passado. A maior parte dessas meninas estava concentrada no Nordeste, que também foi a região com o maior número de estudantes premiadas. Além disso, aproximadamente 65% das alunas que competiram no TFM 2024 estudavam em instituições de ensino públicas.
Aluna da rede pública foi destaque na última edição do TFM
Uma dessas meninas é Sara Elen, que tem 16 anos de idade e estuda na Escola Estadual Doutor Severiano, no município de Macaíba, no Rio Grande do Norte. Antes com dificuldade para acompanhar as aulas, ela aproveitou a iniciativa do Instituto Internacional de Física para dar uma nova chance ao componente curricular e acabou conquistando uma das 7 medalhas potiguares na competição do ano passado.
“Eu não era boa em nada de Física, mas o professor Johnson passou nas salas falando sobre o TFM e me deu vontade de participar. Me inscrevi, comecei a estudar para a competição e uma coisa me levou à outra. Fiz a prova da primeira fase, passei para a segunda e acabei ganhando uma medalha maravilhosa. Gostei tanto que já estou me preparando para a edição deste ano”, destacou Sara.
Além de celebrar os talentos femininos na Física, a medalha do TFM é reconhecida como forma de ingresso em instituições de ensino superior, como a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Federal do ABC (UFABC); e pode ajudar as meninas a darem os primeiros passos na carreira acadêmica. Graças ao seu desempenho na competição, Sara, por exemplo, conquistou uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq.
Para o professor Johnson Rodrigues, que orienta as atividades de IC, a bolsa vem ajudando a jovem a se aprofundar nos estudos. “É uma oportunidade ímpar, singular, sobretudo para alunas como Sara. Ela chegou com um déficit de aprendizado e enfrenta as limitações da educação pública, onde muitas vezes falta estrutura, mas é muito curiosa, proativa e olhou para o TFM como uma forma de ir mais longe”, explicou.
Curso gratuito prepara estudantes para a competição
Para auxiliar as estudantes que pretendem participar do TFM 2025, a comissão que organiza a olimpíada científica criou um programa de treinamento online e gratuito, disponível pelo link: http://forms.gle/HoBMSo2a66UPnHSB8. As aulas do curso preparatório são ministradas por meninas que se destacaram nas últimas edições da competição e abordam os principais temas que podem cair nas provas.
“Estou participando do programa de treinamento, uma oportunidade maravilhosa, principalmente para quem está se preparando para o TFM pela primeira vez. É uma iniciativa muito importante, que nos ajuda a conhecer os diversos assuntos que podem aparecer na primeira e na segunda fase, para que todas as meninas possam chegar preparadas e ganhar medalha também”, ressaltou a estudante Sara Elen.
A 3ª edição do Torneio de Física para Meninas será realizada em duas etapas: uma prova objetiva, que acontece através da internet, no dia 20 de agosto; e uma prova discursiva presencial que será aplicada em todo o território brasileiro, no dia 8 de outubro. O formulário de inscrição e o regulamento completo estão disponíveis no site: https://tfcbr.inf.ufsm.br/olimpiadas/fisica/regulamento-tfm.
O Torneio de Física para Meninas 2025 é uma iniciativa do Grupo de Ciência e Ensino Interdisciplinar (CEI) do Instituto Internacional de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IIF/UFRN), com o apoio do Instituto Federal do Ceará (IFCE), do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), do Projeto Meninas Olímpicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF).
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias