Julgamento no TJD-RN teve transmissão oficial e resultou na queda matemática de América SAF e Potyguar Seridoense no Potiguar.

Julgamento no TJD-RN teve transmissão oficial e resultou na queda matemática de América SAF e Potyguar Seridoense no Potiguar. | Foto: Reprodução

Esporte

Campeonato estadual TJD-RN tira pontos, pune América e Potyguar e confirma rebaixamento no Potiguar

Decisões confirmam perda de pontos por escalação irregular de atletas e mudam de forma definitiva a tabela do Campeonato Potiguar

por: NOVO Notícias

Publicado 6 de fevereiro de 2026 às 07:14

O Tribunal de Justiça Desportiva do RN (TJD-RN) decidiu, na noite desta quinta-feira (5), punir o América Futebol Clube SAF e o Potyguar Seridoense por escalação irregular de atletas no Campeonato Potiguar. As condenações resultaram na perda de pontos e confirmaram o rebaixamento matemático das duas equipes na competição estadual.

No julgamento do América, a 1ª Comissão Disciplinar concluiu, por maioria de votos (3 a 1), que o clube utilizou de forma irregular o atleta Elias. Com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), foi determinada a perda de 18 pontos, além da aplicação de multa no valor de R$ 15 mil.

Segundo o entendimento dos auditores, a infração ocorre independentemente do desempenho esportivo da equipe nas partidas. A simples participação de um atleta com situação irregular já caracteriza a violação das normas da competição.

Caso Potyguar

O Potyguar Seridoense também foi condenado pela Comissão Disciplinar, desta vez por 4 votos a 1. O clube foi responsabilizado pela escalação irregular dos jogadores Fabrício e Toró, igualmente com base no artigo 214 do CBJD.

A punição imposta foi a perda de 15 pontos no Campeonato Potiguar, além de multa no valor de R$ 2 mil. Com a retirada dos pontos, a equipe ficou sem chances matemáticas de permanecer na elite do futebol potiguar.

Impacto na competição

Com as decisões do TJD-RN, o cenário da tabela do Campeonato Potiguar foi alterado de forma definitiva. América SAF e Potyguar Seridoense passam a figurar entre os clubes rebaixados, encerrando qualquer possibilidade de recuperação esportiva na atual edição do Estadual.

A sessão ocorreu com acesso restrito a auditores, dirigentes e imprensa, e foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol no YouTube. A iniciativa foi destacada pelo tribunal como parte das ações de transparência no julgamento dos processos disciplinares.

Tags