Tiago Terras já cantou com o grupo Igapó de Almas e é um dos idealizadores do projeto musical Os Chicos. Foto: Rita Machado

Tiago Terras já cantou com o grupo Igapó de Almas e é um dos idealizadores do projeto musical Os Chicos. Foto: Rita Machado

Cultura

Lançamento Tiago Terras lança EP “Sambas de Terra” nesta quarta-feira (10)

O trabalho conta com a produção musical do experiente Eduardo Taufic e participações de nomes como Jubileu Filho, Weslley Silva (Cicinho) e Bruno Cirino, que juntos formam o time que deu vida a sonoridade bem construída da obra

por: NOVO Notícias

Publicado 9 de dezembro de 2025 às 20:30

Na próxima quarta-feira (10) o cantor e compositor Tiago Terras lança seu primeiro EP solo, intitulado “Sambas de Terra”. Composto por quatro sambas de sua própria autoria, feitos ao longo do ano de 2025, o trabalho conta com a produção musical do experiente Eduardo Taufic e participações de nomes como Jubileu Filho, Weslley Silva (Cicinho) e Bruno Cirino, que juntos formam o time que deu vida a sonoridade bem construída da obra.

Apesar de ser seu primeiro EP, Tiago Terras é um cantor de muita experiência em sua bagagem e possui várias composições no conjunto de sua obra. É professor de canto e coralista no coral do estado do RN, somando-se mais de trinta anos de atuação entre a vertentes do erudito e popular.

Além de integrar a Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte, Tiago Terras já cantou com o grupo Igapó de Almas e é um dos idealizadores do projeto musical Os Chicos, em parceria com o cantor Rafael Barros, onde realizam tributos a grandes nomes da MPB, com uma trajetória de apresentações nos mais importantes teatros e casas de cultura do RN.

Tiago Terras também assinou vários projetos culturais como preparador vocal e na preparação de artistas potiguares, tendo colaborado com talentos Potyguara Bardo, Luísa Nascim e Cami Santiz. Seu trabalho combina principalmente técnicas da erudição com sonoridades brasileiras contemporâneas, feitas com talento e desenvoltura.

Escute Agora

Para Tiago, as letras do EP “Sambas de Terra” relatam sua experiência cotidiana com a terra, especialmente de sua convivência com o mar e a natureza litorânea presente no seu dia a dia. As composições foram feitas a partir de momentos de reflexão e contato com a natureza, como quando pisa as areias salgadas da praia, sente a energia do sol, respira ar puro, e caminha… para ele, esses pequenos gestos, representam um pouco de cura, de respiro, pensamentos e um encontro consigo mesmo, sensações agora traduzidos em letra e melodia. Assim sendo, “Sambas de Terra” é sobre “Pequenos milagres da terra”. Esse é o principal motivo que conduziu a composição das músicas, finaliza o cantor em tom de poesia.

É com esse olhar e percepção, e no trato com a musicalidade, que o artista procurou as companhias ideais para consolidar o processo criativo em direção ao EP. Eduardo Taufic foi convidado a fazer a produção musical do trabalho e já havia sido parceiro em duas oportunidades: ao dirigir o espetáculo É Luz, de Os Chicos, que tinha no repertório canções eternizadas na interpretação de Elis Regina e no projeto Várias vozes um só canto, em homenagem ao compositor potiguar Tico da Costa. A parceria com Taufic flui tão bem que Tiago não teve dúvida em convidá-lo para assumir o posto e tomar a frente das gravações de “Sambas de Terra”. O resultado que agora podemos escutar nas quatro músicas do trabalho, só confirma a excelente escolha de produção, consolidando as nuances desse diálogo artístico.

Se as composições foram surgindo da vivência praiana, a cadência do samba logo se apresentou como estilo e alicerce desde o início do processo, de um modo um tanto intuitivo. Tudo começou com a canção Olha lá o Mar, faixa que por este motivo abre o EP. Ao contar sobre a feitura das letras e melodias presentes em “Sambas de Terra”, Tiago recorda que geralmente suas criações levam algum tempo para nascer, (umas mais que outras ) e diversas idas e vindas fazem parte do processo. Porém em “Olha lá o Mar” aconteceu diferente, letra e melodia vieram de uma vez só, em poucos minutos, na justa subida de uma ladeira. A alegria experimentada com essa canção nascida depois de uma de suas idas até o mar, foi o insight para dar vida a este trabalho.

E quem ganha é o público, que a partir do dia 10 de dezembro vai poder se deixar levar pelas frequências desse trabalho que nasce com as bênçãos da terra e do mar.

Ficha Técnica:
Composição e Voz: Tiago Terras
Produção Musical: Eduardo Taufic
Cordas: Jubileu Filho
Percussões: Weslley Cicinho
Sanfona: Bruno Cirino
Estúdio de Gravação: E T Estúdio
Fotografia e Arte de Capa: Rita Machado
Imagens e Vídeos: Antônio Henrique
Distribuição e Assessoria de Imprensa: Rizomarte Records

Tags