Barragem de Umari, em Upanema, volta a sangrar – Foto: Reprodução

A Barragem Senador Jessé Pinto Freire, mais conhecida como Barragem de Umari, localizada em Upanema, no Oeste potiguar, atingiu  99,38% da sua capacidade total de armazenamento nesta segunda-feira (6), de acordo com levantamento do Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn).

O volume atual é superior aos 291 milhões de metros cúbicos de água, dos 292.813.650 m³ possíveis. O terceiro maior do Rio Grande do Norte sangrou pela última vez em 09 de abril do ano passado.

No último sábado (04), um registro do momento de vertedouro da barragem foi capturado em vídeo, com a queda d’água ao longo da parede do reservatório. No entanto, é apenas a força dos ventos que empurra a lâmina d’água muro abaixo.

No relatório do dia 15 de fevereiro da Instituto de Gestão das Águas (Igarn), o reservatório estava com 219.149.906 m³, percentualmente, 74,84% da sua capacidade total.

Quando consideradas todas as reservas hídricas superficiais do RN, que correspondem à somatória dos volumes das barragens e açudes monitorados pelo Igarn, o volume chega a acumulam 3.409.233.773 m³, percentualmente, 75,38% da capacidade total, que é de 4.438.663.499 m³.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________