Parada da Área de Lazer do Panatis às 7h58. Foto: Geovanne Gonçalves
Justiça determinou circulação de 70% da frota, mas usuários relatam paralisação e STTU fiscaliza cumprimento; seis linhas tiveram operação suspensa
Publicado 4 de junho de 2025 às 13:16
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) notificou as empresas de transporte público e Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do RN (Sintro) após constatar o descumprimento da decisão da Justiça do Trabalho, que determina a circulação de no mínimo 70% da frota de ônibus na capital durante a greve dos rodoviários. A fiscalização foi realizada por meio de monitoramento em tempo real na manhã desta quarta-feira (4).
Segundo a secretaria, relatórios com os registros de irregularidades serão enviados à Justiça do Trabalho. O objetivo é subsidiar a aplicação de penalidades às empresas que não atenderam à determinação. Na decisão, a Justiça estabeleceu que o Sintro deveria garantir o funcionamento de 70% da frota em horário regular. Também determinou que não houvesse impedimento ao acesso dos trabalhadores não grevistas às garagens.
A STTU afirmou que está acompanhando com atenção a paralisação e que continuará atuando rigorosamente na fiscalização. A pasta também informou que seis linhas não terão operação durante a paralisação. São elas: N-26 (Soledade/Ponta Negra), N-61 (Soledade/Ribeira), O-33B (Encanto Verde/Lagoa Nova), O-76 (Felipe Camarão/Parque das Dunas), 585 (Terminal Planalto/Village do Prata) e 589 (Felipe Camarão/Nova Cidade).
NOTA
A STTU intensificou o monitoramento da operação em tempo real, constatando o descumprimento da decisão judicial. Diante disso, as empresas operadoras e o Sintro foram notificados oficialmente. Relatórios serão encaminhados à Justiça do Trabalho para subsidiar a aplicação de eventuais penalidades.
A STTU reafirma seu compromisso com a ordem pública e com a continuidade dos serviços essenciais de transporte. A secretaria continuará atuando de forma rigorosa na fiscalização do cumprimento da decisão judicial e manterá a população informada sobre quaisquer alterações na operação do sistema.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias