Setembro Amarelo: campanha alerta sobre prevenção ao suicídio – Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

Desde 2014 foi criada a campanha ‘Setembro Amarelo’, uma parceria entre o Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

O objetivo é criar um período no ano em que a sociedade possa discutir, ter conhecimento sobre o tema e consiga alertar a população sobre a prevenção do ato.

Com o isolamento social ocasionado pela Covid-19, as pessoas foram obrigadas a encarar questões como incertezas socioeconômicas, desemprego e estresse social. Segundo a professora de Psicologia Clínica da UFRN, Elza Dutra, a pandemia ainda continua influenciando na incidência de transtornos da mente.

“Embora o suicídio tenha estado presente desde sempre na humanidade, é certo que a crise sanitária trouxe à tona sofrimentos psíquicos e favoreceu o aparecimento de sentimentos de medo, pavor e insegurança diante da vida e do futuro”, destaca a psicóloga.

O impacto dos números

O crescimento do número de casos de morte autoinfligida fez acender o alerta sobre a necessidade de se discutir a saúde mental. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) entre 2017 e 2020, houve um crescimento de 27% nos casos de suicídio no Rio Grande do Norte.

Ainda de acordo com a Sesap, no RN, entre janeiro e julho de 2021, foram contabilizados 112 casos de lesões autoprovocadas intencionalmente no estado. A média corresponde a 16 suicídios por mês neste ano.

Lesões autoprovocadas intencionalmente por ano:

  • 2017 – 184
  • 2018 – 195
  • 2019 – 205
  • 2020 – 234
  • 2021 – 112* (de janeiro a julho)

Como encontrar ajuda

Fundado há 59 anos, o Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma das ONGs que atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio de e-mail, telefone (188), chat ou pessoalmente.

No Rio Grande do Norte, o CVV funciona 24h e possui mais de 60 voluntários, entre os postos de Natal e Caicó. A ONG prevê ainda neste ano a criação de um posto em Mossoró.