Vacina
Vacina contra Covid-19 – Foto: Joana Lima/Secom

A Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) informou nesta sexta-feira (02) que não houve entregas de lotes da vacina Astrazeneca aos municípios potiguares. O órgão esclarece que as doses do imunizantes foram distribuídas e entregues em tempo oportuno às regionais de saúde e para os municípios dentro do prazo de validade. O esclarecimento foi feito após reportagem apontar que pelo menos 223 potiguares teriam recebido o imunizante vencido, segundo dados do Ministério da Saúde.

Segundo a Sesap, todas as doses são conferidas e protocoladas antes da efetivação da distribuição, passando por um processo de conferência a cada remessa executada pela Rede de Frio do Estado do Rio Grande do Norte, o que assegura que as doses saiam da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) com qualidade aferida.

Além disso, ainda de acordo com a Sesap, a equipe de imunização do governo estadual aponta que possa ter ocorrido o tardio registro na plataforma, que faz com que a data da aplicação do imunizante seja diferente da data que realmente foi aplicado. “É importante ressaltar que, como orienta o Ministério da Saúde, cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério”, informou a Sesap, em nota enviada do NOVO.

A Sesap detalhou, ainda, que trabalha em “diálogo com os municípios para conferir todas as doses que estão apontadas como vencidas” para alinhar e orientar as melhores medidas que serão estabelecidas a partir do resultado desta análise.

O Ministério da Saúde informou que houve um erro na embalagem das doses da Vacina  SARS-COV2 – Laboratório AstraZeneca (Lote: CTMAV505). Apesar de as doses terem vindo direto do laboratório produtor (AstraZeneca), na embalagem primária e secundária consta vencimento em 31/05/2021. No entanto, nas notas de fornecimentos do SIES o prazo de validade está 31/5/2022. A informação da Rede de Frio Nacional é de que a validade correta é 31/05/2022.

Confira os lotes:

LOTE – CTMAV505 – ASTRAZENECA/OXFORD Recebido: 26 de março de 2021

Vencimento: 31 de maio de 2021

LOTE – 4120Z001 – *ASTRAZENECA/OXFORD Recebido: 24 de fevereiro Vencimento: 29 de março

LOTE – 4120Z005 – *ASTRAZENECA/OXFORD Recebido: 24 de janeiro Vencimento: 14 de abril