Servidores da UFRN e UFERSA aderem a paralisação nacional por direitos trabalhistas
Servidores técnico-administrativos da UFRN e Ufersa participarão nesta segunda-feira (5) de paralisação nacional convocada pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra). O protesto visa pressionar o governo federal a cumprir nove pontos do Acordo de Greve firmado em 2024, com prazo final em 31 de maio.
Na UFRN, em greve desde 1° de abril, haverá palestras no Auditório da Reitoria às 9h sobre as principais demandas, com foco no Plano de Carreira. Já a Ufersa, que aprovou estado de greve em 30 de abril, usa a mobilização como preparação para possível paralisação total.
As principais reivindicações incluem:
Até agora, apenas o reajuste de 9% foi cumprido, com atraso. “Ou resolvem até o fim do mês, ou ampliaremos as paralisações”, alertou representante da FASUBRA. Durante o protesto, apenas serviços essenciais serão mantidos nas instituições.
O movimento ocorre em um momento crucial, com o prazo final se aproximando e a possibilidade de greves prolongadas que podem afetar o calendário acadêmico caso as demandas não sejam atendidas.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias