Senado aprova PL da Dosimetria, que reduz penas de envolvidos nos atos de 8 de Janeiro; senadores potiguares votaram de forma divergente. | Foto: Reprodução/Agência Senado
O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (17), o PL da Dosimetria, que reduz as penas de pessoas envolvidas nos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A proposta recebeu 48 votos favoráveis e 25 contrários.
Entre os senadores potiguares, Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (PSDB) votaram a favor da medida, enquanto Zenaide Maia (PSD) votou contra.
O texto aprovado segue agora para sanção presidencial, sem necessidade de voltar à Câmara dos Deputados. A decisão foi tomada após análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde o relator, senador Esperidião Amin (PP-SC), incorporou emenda do senador Sergio Moro (União-PR).
A emenda restringe a redução de pena em regime fechado para crimes contra o Estado Democrático de Direito, mas foi classificada como de redação, e não de mérito.
O PL da Dosimetria altera o cálculo das penas, estabelece condições mínimas para cumprimento da pena e progressão de regime e permite que a remição seja compatível com prisão domiciliar. A proposta visa ajustar o regime de cumprimento de pena para casos específicos, mantendo regras sobre prisão domiciliar e progressão.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias