Todos os anos, sempre na última semana do mês de outubro, a prefeitura de São Gonçalo do Amarante realiza a Semana Municipal do Lixo Zero, buscando conscientizar a população sobre o descarte correto de lixo, além de disseminar ações de proteção e educação ambiental. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e tem como objetivo colocar em prática a Lei Municipal n° 1.935 de 26/08/21.

A abertura da Semana Municipal do Lixo Zero será no próximo dia 21, quinta-feira, no auditório do IFRN – Campus São Gonçalo, e segue até o dia 27, com uma série de ações e debates, com a participação de estudantes da rede municipal de ensino, nas praças do Centro, Amarante e Bairro Jardins.

Outras ações a serem implementadas são a instalação de ecopontos em locais estratégicos do município, para destinação de resíduos considerados danosos ao meio ambiente, como pilhas e baterias. Esse trabalho contempla ainda o conteúdo da Lei Municipal n° 1.934 de 25/08/2021, que trata da implantação de ecopontos no município.

A realização da Semana Municipal do Lixo Zero vai proporcionar também ambientes para discussão sobre a temática e propor soluções para redução, reutilização, reciclagem e gestão dos resíduos sólidos, com a realização de palestras, fóruns e mutirões de limpeza com o apoio de equipes das secretarias municipais de Educação, Saúde e Serviços Urbanos.

Algumas ações de sustentabilidade já estão em curso em São Gonçalo do Amarante.A Secretaria de Serviços Urbanos já realiza o processo de trituração dos resíduos de podas de árvores e plantas como aproveitamento na produção de adubo orgânico, beneficiando produtores do próprio município.