Sem anuência formal do partido, Camila Araújo decidiu manter a filiação ao União Brasil e seguir com o mandato na Câmara de Natal. | Foto: Francisco de Assis/CMNAT

Política

Eleições 2026 Sem liberação, Camila Araújo permanece no União Brasil e descarta ida ao PL

Vereadora confirma permanência depois de negativa do comando partidário e alerta para risco de perda de mandato

por: NOVO Notícias

Publicado 30 de janeiro de 2026 às 12:06

A vereadora de Natal, Camila Araújo confirmou que permanecerá no União Brasil após o partido negar a carta de anuência necessária para que ela pudesse se filiar ao PL sem risco de perda de mandato. Camila explicou que recebeu convite do senador Rogério Marinho para ingressar no PL em janeiro de 2025, em entrevista à Jovem Pan Natal.

Mesmo assim, em março, formalizou pedido de liberação ao presidente do diretório municipal do União Brasil, Paulinho Freire, comunicando a intenção de mudar de legenda. O tema foi tratado também com o ex-senador José Agripino Maia, que afirmou não haver conflito entre as pautas defendidas pela vereadora e a linha partidária do União Brasil.

Segundo Camila, o partido nunca restringiu sua atuação política, inclusive durante o apoio declarado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com Agripino Maia, conceder a anuência abriria precedente para outros vereadores, o que poderia prejudicar o partido no município. Por isso, a decisão foi de não autorizar a liberação de nenhum parlamentar.

Diante da negativa e do risco jurídico de saída sem anuência, Camila confirmou que seguirá no União Brasil e continuará exercendo o mandato pela legenda.

Tags